Caros jeguiantes, entre os dias 13 e 22 de setembro, Erik, Jegueton e eu rumamos para mais uma viagem/aventura agora em terras canadenses! Fomos convidados pela Comissão de Turismo Canadense (CTC) para participar do evento Go Media 2011, que reuniu representantes de mídias, sejam elas tradicionais ou sociais, de várias partes do mundo, como Brasil, Índia, Japão, China, Austrália, Inglaterra, etc. Representando o Brasil nas mídias sociais, estavam presentes o Jeguiando (nós!) e Márcio Nel Cimatti, do A Janela Laranja. O evento, dividido em duas partes (pré tour em Montréal e Go Media 2011), não só visava apresentar o Canadá como um destino turístico atraente nas quatro estações do ano, como também nos permitiu vivenciar um pouco das opções em turismo tanto de Montréal (Québec) quanto de Edmonton (Alberta). Para dividir essas experiências com vocês, vamos contar, ao longo dos dias, o que fizemos, que locais conhecemos, o que comemos e nossas impressões sobre esse país tão plural e interessante.
- Restaurante Les 400 Coups – Montréal, Québec, Canadá
Comida é um importante aspecto do cotidiano tanto de Montréal, quanto de Québec City. De influência francesa, ambas as cidades investem muito não só na qualidade dos alimentos que adquirem (geralmente os habitantes de Montréal fazem suas compras diariamente em grandes mercados municipais e fazem questão de levar alimentos frescos para casa e saber a sua procedência), como também investem muito em cursos de gastronomia, utensílios de cozinha, vinhos e idas frequentes a restaurantes, que mais uma vez marca a presença da cultura francesa no imaginário quebequense. Durante os dias que estivemos na cidade para a nossa pré-tour antes do Go Media 2011, vivenciamos uma experiência histórico-gastronômica em Montréal. Visitamos museus, caminhamos por Old Montréal, conhecemos pontos turísticos e, sobretudo, visitamos restaurantes e provamos um pouco da gastronomia local. Ao longo dos posts, vamos falar de cada uma das experiências que vivenciamos durante nossa estadia na cidade.
Les 400 Coups é uma gíria muito utilizada em Montréal para dizer “olha, fiz de tudo com ele/ela” (algo como contar vantagem quando você está saindo com alguém), mas também é o nome de um dos restaurantes de alta gastronomia mais procurados da cidade pela sua proposta experimental e, principalmente, por apresentar menus que privilegiam produtos locais e se adequam à sazonalidade dos ingredientes utilizados em sua preparação. O restaurante ganhou tanta fama que a fila de espera por uma reserva chega a atingir dois meses, visto que o local comporta poucas mesas e a intenção não é servir o maior número de pessoas por noite, mas proporcionar uma experiência singular aos clientes, levando a sério o conceito de low food.
- Menu requintado, experimental e sazonal é a proposta do Les 400 Coups
Tocado por três sócios (Marc-André Jetté como o chef executivo, Patrice Demers como o cozinheiro chefe e Marie-Josée Beaudoin como o Sommelier), o restaurante, como citei anteriormente, não apresenta menus fixos, mas adaptados à sazonalidade dos produtos, o que acarreta em preparações que privilegiam alimentos frescos em vez de congelados, que acabam por comprometer a qualidade dos pratos. Durante nosso jantar, experimentamos um menu fechado com 5 preparações – algumas delas muito bem aceitas pelo grupo, outras causaram algum nível de estranhamento (nada que comprometesse o jantar) e outras surpreenderam pela combinação de ingredientes, como uma sobremesa que envolvia frozen yogurte com azeite de oliva (estava bom, viu?!).
O menu que experimentamos no dia de nossa visita ao Les 400 Coups envolveu os seguintes pratos: Amuse-bouche (mousse de fígado de frango); Cold White Beet Soup, uma sopa fria, levemente adocicada, que envolve lagosta e aspargos; Salmão grelhado com pequenos cogumelos; Artic Char, emulsão de milho e bacon caseiro (muito bom, por sinal) e, de sobremesa, o Green. Servido em uma cumbuca, o Green envolvia maçãs, pistaches, azeite de oliva e frozen yogurte de chocolate branco. Inicialmente, a presença de azeite de oliva me causou um certo estranhamento, mas acabei gostando da combinação. 😉
- O Jegue também jantou no Les 400 Coups
Como um mascote que se preza, Jegueton sempre nos acompanha em todas nossas viagens. Alegria da trupe, o simpático jeguinho nos faz companhia, tira fotos com todo mundo, divide aventuras e até refeições. No dia de nossa visita ao Les 400 Coups, Jegueton não só nos fez companhia como jantou conosco, tomou uns vinhos, dividiu uma cerveja com o Márcio Nel Cimatti, do A Janela Laranja, foi fotografado se escorando em uma garrafa e, por fim, tivemos que lhe dar um torrão gigante de açúcar para acalmar a bebedeira. Nesta noite, Jegueton dormiu como um anjinho, marinado em vinho tinto. Tisc tisc! #jeguebebado #drunkdonkey
Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!
- Outras informações sobre o Les 400 Coups
– Endereço: 400 Notre-Dame Est, Montréal. QC. H2Y 1C8 T. 514 985 0400
– Site oficial: Les 400 Coups
- Agradecimentos:
– À Comissão de Turismo Canadense (CTC) pelo convite para participar do Go Media 2011 em Edmonton, Alberta, e por nos proporcionar a linda e inesquecível viagem a Montréal;
– A Udo Simons, por acreditar em nosso trabalho e por todo o suporte que nos prestou antes e durante o evento;
– Aos amigos Márcio Nel Cimatti, Douglas “Doug” English, Kishore e Smita Iyengar, B.H. Kasinath, Zhang Jing, Linlin Sun, Roberta Miranda e Cristina Massari pela companhia e pelo riso partilhado.
- Quer saber mais sobre o Canadá e sobre o Go Media 2011?
– Siga a hashtag do evento no Twitter: #GoMedia2011;
– Acesse:
http://twitter.com/exploreocanada
http://youtube.com/exploreocanada
http://flickr.com/exploreocanada
Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!
- Twitter do Jeguiando: http://twitter.com/jeguiando
- Twitter do Erik Pzado: http://twitter.com/pzado
- Twitter da Janaína Calaça: http://twitter.com/jana_calaca
Hahaha neguinha! O chefe “Jegueton” finalmente foi exposto como cachaceiro! hahaha