Lançado em 2017 pela editora M. Books, o livro Viagens, vinhos e história, do escritor Milton Mira de Assumpção Filho, considerado um dos mais importantes estudiosos de vinho do Brasil, é o resultado de anos de pesquisa do autor, dando origem a um riquíssimo guia para entusiastas do enoturismo. Além de apresentar as principais e mais interessantes regiões vinícolas do mundo, Milton Mira mergulhou na história desses locais, extraindo deles uma série de curiosidades e lendas, que enriquecem o guia ricamente ilustrado por fotografias.

Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal, Alemanha, Hungria, Peru, República Tcheca, Milton Mira percorreu todos esses países para fazer uma verdadeira curadoria de suas principais vinícolas, identificar o terroir de cada região, as castas das uvas e os principais vinhos, dando origem a um guia que não só ajuda os leitores a planejarem melhor suas visitas às vinícolas (dando dicas de hotéis, melhor época do ano para visitar determinadas vinícolas, vestimenta etc.), como também os abastece com uma série de informações sobre a história dessas vinícolas, que já antecedem a experiência do leitor antes de conhecer esses locais.

Com o crescimento do interesse dos brasileiros pelo vinho (em março de 2018, a Valor publicou uma matéria indicando que houve um aumento de 12,60% nas vendas da bebida no país) — que deixou de ser apenas consumido em ocasiões especiais para ganhar espaço, inclusive, nas refeições frugais —, aumentou também o interesse dos brasileiros em conhecer os locais onde a bebida é produzida, aprender mais sobre ela e trazer para casa alguns rótulos. E é nesse contexto efervescente, como um bom espumante, que o guia de Milton Mira entra, funcionando como uma bússola para os entusiastas que dão seus primeiros passos nessa dionisíaca experiência de conhecer vinhos, onde são produzidos e de degustá-los.

Fica a dica!

* O livro Viagens, vinhos e história está disponível em várias livrarias e sites.

 

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. Gilgleide Costa disse:

    Adoro vinhos! Fiz uma viagem para Mendoza e adorei. Onde posso encontrar esse livro?


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares