Em novembro de 2013, fomos convidados pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo para conhecer um pouco sobre o estado, que tem se apresentado como um destino turístico capaz de agradar aos adeptos tanto do litoral quanto da montanha e mostrado seu potencial turístico e gastronômico para os viajantes que desejem mergulhar ainda mais no que os destinos brasileiros têm a oferecer.

Na presente ação, realizada em conjunto com o Sebrae-ES, tivemos a oportunidade não só de conhecer as belezas naturais do estado através de suas praias e serras, como também empreendimentos que estão ajudando a fortalecer o potencial turístico do Espírito Santo. Durante a viagem, tivemos a oportunidade de visitar alguns espaços que têm recebido a consultoria do Sebrae para melhor viabilizar seus negócios. Entre os empreendimentos, visitamos desde negócios familiares, que valorizam aos olhos do turista os produtos regionais, como grandes empreendimentos que têm apostado na Copa como um evento que voltará os olhos do mundo para vários estados brasileiros, inclusive para o Espírito Santo.

  • Café da Roça Altoé da Montanha – Sabores regionais em Venda Nova do Imigrante, ES
Café da Roça Altoé da Montanha. Venda Nova do Imigrante, ES. Imagem: Erik Araújo

Café da Roça Altoé da Montanha. Venda Nova do Imigrante, ES. Imagem: Erik Araújo

Fervilhante e disputado café da manhã. Imagem: Erik Araújo

Fervilhante e disputado café da manhã. Imagem: Erik Araújo

Dentre os empreendimentos familiares apoiados pelo Sebrae e que têm composto os roteiros turísticos e gastronômicos no Espírito Santo,  hoje falaremos do Café da Roça Altoé da Montanha, localizado no município serrano de Venda Nova do Imigrante. A pequena cidade, que reúne em seu território um pouco mais de 20 mil habitantes (segundo dados do Censo de 2010), foi colonizada predominantemente por descendentes de italianos, que migraram para a região nos meados do século XIX. Devido ao isolamento que a serra capixaba proporciona, a influência italiana permaneceu forte na região, contribuindo não só para a manutenção de costumes, como também introduzindo elementos típicos do país na gastronomia dessa porção do Espírito Santo, como a polenta em diversas preparações por exemplo.

Buffet da roça, sirva-se! Imagem: Erik Araújo

Buffet da roça, sirva-se! Imagem: Erik Araújo

Pizza de polenta, influência duplamente italiana na gastronomia serrana. Imagem: Erik Araújo

Pizza de polenta, influência duplamente italiana na gastronomia serrana. Imagem: Erik Araújo

  • Loucos por polenta

Conhecido na região serrana como uma opção aos glutões apaixonados por sabores regionais, o Café da Roça Altoé da Montanha reúne em seu cardápio doces, compotas, geleias, pães, bolos, mas o carro-chefe da casa é, sem dúvidas, a tradicional invenção da família responsável pelo empreendimento: a peculiar Pizza de Polenta, que até onde eu saiba só existe lá. Para parear com essa iguaria, o Café criou ainda um delicioso bobó de camarão igualmente à base de polenta em substituição à abóbora moranga. Para loucos por polenta, esse é o seu lugar!

Quando nos disseram que o grande chamariz da casa era a inovadora pizza de polenta, logo estranhei (como bom paulistano que sou). Ao provar o prato, meu preconceito foi automaticamente substituído por surpresa, já que a polenta é utilizada como base para a pizza, em substituição à tradicional massa à base de farinha de trigo. A dica que dou, no entanto, é pegar a pizza recém saída do forno, enquanto a massa ainda está bem crocante, proporcionando assim uma surpreendente sensação tátil ao ouvir o barulhinho a cada mordida. De resto, é só aproveitar!

Pizza de polenta, massa crocante e irresistível. Imagem: Erik Araújo

Pizza de polenta, massa crocante e irresistível. Ao lado, bobó de camarão de polenta. Imagem: Erik Araújo

  • Um vasto buffet de sabores regionais para quem visita a região serrana do Espírito Santo

Além das invenções baseadas na polenta – fruto da influência italiana na região –, o Café da Roça Altoé da Montanha ainda oferece aos seus visitantes um farto buffet de itens regionais, servidos em sistema self service, onde o visitante é incentivado a realizar suas próprias misturas de sabores, contando com a grande variedade de opções que a casa oferece.

Ponto frequentemente procurado por grupos em viagens, o café tornou-se praticamente uma parada obrigatória para quem deseja fazer uma pausa para descansar antes de prosseguir viagem e, ao mesmo tempo, ter acesso a um exemplário da gastronomia regional. O lugar vale uma visita, não só porque já está à beira da estrada, mas principalmente porque oferece uma experiência afetiva a quem tem saudades das comidinhas de vó ou que aprecia verdadeiramente os sabores da roça. #FicaADica

Variado buffet de café da manhã. Convite a gula. Imagem: Erik Araújo

Variado buffet de café da manhã. Convite a gula. Imagem: Erik Araújo

Produtos locais à venda. Imagem: Erik Araújo

Produtos locais à venda. Imagem: Erik Araújo

  • Outras informações

Localização: O Café da Roça Altoé da Montanha está localizado às margens da BR-262, altura do KM 106, na Avenida Nova Vitória.

Tel.: (28) 9995-2085 ou 9915-9922.

Contato: altoedamontanha1@hotmail.com

Observações: O café trabalha com reservas e atendimento a passantes. Para grandes grupos, vale a pena marcar a visita já que o local possui ocupação inferior a 50 lugares. Por questões técnicas/telefonia, o local trabalha apenas com dinheiro e o ticket médio por cabeça gira em torno de R$30,00.

  • Agradecimentos:

Agradecemos o convite da Secretaria de Turismo do ES – SETUR do Espírito Santo e do Sebrae-ES para participar do 1˚ Blog Trip Capixaba.

Siga o Jeguiando nas redes sociais:

Compartilhe...
58
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

4 Comentários

  1. Eduardo Gonçalves disse:

    já visitei este café 3 vezes, virou tradição na nossa família. Recomendo os bolos, que são bem fofinhos.
    Gostei de ver algo de minha região aqui no site do jeguiando.

    • Eu adorei os bolos, Eduardo! Acredite! =DDD

      Gosto bastante de cafés regionais e esse é uma boa parada para um viajante e acaba sendo um atrativo também para visitar no meio do caminho. Gostei bastante de lá! =DDD

      Beijão,

      Jana. =D

  2. Rodrigo Carvalho disse:

    É fácil para quem esta indo para o ES vindo de Belo Horizonte achar o café?


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares