Todo viajante que escolhe um destino litorâneo para passar as férias ou descansar ao lado da família e dos amigos deve ter alguma ligação com o mar. No caso de Janaína – cujo nome é um dos nomes de Yemanjá –, a ligação com esse mundão líquido dispensa comentários, somando-se a isso o fato dela ser soteropolitana e ter  pelo oceano um afeto profundo. Já em relação à minha história com o mar, meu fascínio nasceu na juventude e da lembrança das férias que passei no litoral paulista, seja na casa de meus primos Edilson e Júnior e de minha saudosa tia Valda em Santos (São Paulo) ou ainda da lembrança das deliciosas incursões em Caraguatatuba (ou seria Caraguatachuva?) e na casa de meus tios na praia de Massaguaçú (ou seria Massaguasol?).

Lembranças e motivos à parte, o mar, que fascina, amedronta, banha, alimenta, transporta e, acima de tudo, encanta, proporciona ainda a possibilidade única de oferecer uma vista exclusiva das cidades as quais banha, assim sendo, não seria diferente na encantadora cidade de Búzios.

Amanhecer na praia dos tucuns, Blue Tree Park - Búzios. Imagem: Erik Araújo

Amanhecer na praia dos tucuns, Blue Tree Park – Búzios. Imagem: Erik Araújo

Atracadouro na Praia da Armação - Búzios, RJ. Imagem: Erik Araújo

Atracadouro na Praia da Armação – Búzios, RJ. Imagem: Erik Araújo

Durante nossa última visita à cidade fluminense de Búzios, a convite do Blue Tree Park Resort, tivemos a oportunidade de realizar um delicioso passeio pelo destino, que não só nos proporcionou uma visão geral dos atrativos da cidade, como também permitiu que pudéssemos observar um pouco da dinâmica dos habitantes da península onde se encontra Búzios. Para tal, nosso passeio foi dividido em duas metades, sendo uma terrestre e outra marítima.

  • Tour Terrestre por Búzios

A porção terrestre do passeio foi realizada a bordo do Trolley operado pela Tour Shop. Durante o passeio, tivemos a oportunidade de visitar 12 praias da cidade, passando no trajeto por dois mirantes que nos conferiram uma bela visão panorâmica da cidade e praias, vistas de pontos privilegiados.

O Trolley é um veículo adaptado a partir de um caminhão e, por se tratar de um automóvel “alto”, possui adaptações específicas para o transporte de passageiros em sua traseira. Mesmo sendo mais elevado do que carros comuns de passeio, a traseira do veículo é acessível através de escadas pneumáticas que sempre são descidas em todas as paradas. Passageiros idosos ou com alguma leve restrição de locomoção não encontrarão grandes problemas para subir e descer do automóvel e, caso essa dificuldade exista, a equipe responsável pelo tour dará um jeito de auxiliar a todos.

Trolley de Búzios. Imagem: Erik Araújo

Trolley de Búzios. Imagem: Erik Araújo

Jegueton e a solícita tripulação do Trolley. Imagem: Erik Araújo

Jegueton e a solícita tripulação do Trolley. Imagem: Erik Araújo

O circuito do Trolley é iniciado no Centro da cidade, na badalada Orla Bardot e inclui uma visita aos extremos da cidade em um roteiro com duração de aproximadamente duas horas. Todo o deslocamento a bordo do Trolley é realizado em velocidades que variam entre 5 a 30Km/h, para que o usuário tenha a possibilidade de curtir o visual proporcionado pelo passeio.

#FicaADica: Para a sua conveniência, realize o agendamento prévio através do site da operadora, já que os veículos possuem lotação máxima de 35 passageiros. As saídas são sempre realizadas às 9h, 12h, 15h e 17h30.

Thais Medina registrando a paisagem do mirante. Imagem: Erik Araújo

Thais Medina registrando a paisagem do mirante. Imagem: Erik Araújo

  • Tour Marítimo por Búzios

A porção marítima do tour em Búzios partiu do Pier da Praia de Armação a bordo de uma embarcação que nos levou a conhecer algumas das 23 praias do município. O passeio completo inclui a visitação contemplativa de 15 pontos turísticos, sendo 12 praias e três ilhas. Há ainda três paradas programadas para mergulho – e esta é a hora mais esperada pelos passageiros, diga-se de passagem.

Pier da Praia da Armação em Búzios, RJ. Imagem: Erik Araújo

Pier da Praia da Armação em Búzios, RJ. Imagem: Erik Araújo

Todos a bordo. Imagem: Erik Araújo

Todos a bordo. Imagem: Erik Araújo

Durante a navegação, realizamos a visitação à Praia da Armação, Ilha do Caboclo, Orla Bardot, Praia dos Ossos, Praia Azeda, Praia da Azedinha, Praia de João Fernandes, Praia de João Fernandinho, Ilha Branca, Ilha Feia, Praia da Tartaruga, Praia da Tartaruguinha, Praia das Virgens, Praia dos Amores e Praia do Canto. As paradas para banho costumam ocorrer na praia de João Fernandes, Ilha Feia e praia da Tartaruguinha – indispensáveis para quem ama profundamente o mar.

João Paulo e o tchibum do Fred Marvila a.k.a. SundayCooks. Imagem: Erik Araújo

João Paulo e o tchibum do Fred Marvila a.k.a. SundayCooks. Imagem: Erik Araújo

Acredite, é uma tartaruga. Imagem: Erik Araújo

Acredite, é uma tartaruga. Imagem: Erik Araújo

Já de saída, a exuberante fauna da região dá sua graça. Tartarugas marinhas, aves aquáticas, peixes, todos eles praticamente se enfileiram esperando a chance de serem fotografados. Um espetáculo à parte que promete agradar a todas as idades. =)

Atenção: Durante as paradas, é importante que o visitante tenha em mente que a temperatura do mar é variável e esta pode oscilar entre 14 e 26 graus centígrados, dependendo das marés e do período do ano.

Brrrr... frio, frio, frio. Imagem: Erik Araújo

Brrrr… frio, frio, frio. Imagem: Erik Araújo

  • Dicas gerais para seu conforto

Com tantas atividades ocorrendo simultaneamente, é comum que o viajante esqueça de alguns itens básicos do seu dia a dia. Por mais óbvias que sejam as dicas, em roteiros de praia torna-se imprescindível que seu kit de sobrevivência possua os seguintes itens:

  1. Repelente de insetos, afinal ninguém quer ficar todo “empelotado”;
  2. Protetor solar, mesmo em dias nublados;
  3. Garrafinha d’água. Hidratar-se é lei;
  4. Óculos escuros e/ou chapéu são importantes para não cansar a visão e poder aproveitar o cenário;
  5. Bom humor, afinal quando dividimos um meio de transporte com um grande número de pessoas é importantíssimo levar tudo de maneira leve, seja a música, barulho ou brincadeira de outros grupos.
Agitação na praia. Imagem: Erik Araújo

Agitação na praia. Imagem: Erik Araújo

  • Explorando à pé o centro de Búzios e a Orla Bardot

Aos viajantes com bastante pique, a cidade ainda oferece outros encantos que devem ser explorados a bordo do bom e velho par de sapatos confortáveis. Os pontos de embarque tanto do Trolley, quanto das escunas, ficam localizados na região central de Búzios, em frente à Orla Bardot, por isso recomendamos aos visitantes reservarem ainda parte das energias para explorar essa região através de uma gostosa caminhada.

Passeio pela Orla Bardot. Imagem: Erik Araújo

Passeio pela Orla Bardot. Imagem: Erik Araújo

Restaurantes na orla Bardot. Imagem: Erik Araújo

Restaurantes na orla Bardot. Imagem: Erik Araújo

Perto deste ponto, você ainda poderá visitar a icônica Rua das Pedras, com suas lojas e opções de compras, assim como a própria Orla Bardot, que possui uma grande variedade de restaurantes, cafés e sorveterias que merecem uma visita.

Se possível, tente programar  sua caminhada pela região central de Búzios para a tarde, principalmente para ter a chance de curtir o pôr do sol à beira mar, pois essa é uma das formas mais gostosas de terminar um dia e já iniciar a noite aproveitando qualquer um dos restaurantes da cidade. No mais, é entregar-se às belezas desse que é um dos balneários mais sofisticados do Brasil e um dos destinos litorâneos preferidos da bela e atemporal Brigitte Bardot, a musa mor de Búzios.

Sorvete de frutas para aplacar o calor. Imagem: Erik Araújo

Sorvete de frutas para aplacar o calor. Imagem: Erik Araújo

Pôr do sol praticamente pintado a mão. Imagem: Erik Araújo

Pôr do sol praticamente pintado a mão. Imagem: Erik Araújo

Agradecimentos

A trupe (parcialmente) viajou para Armação dos Búzios a convite da Blue Tree Park Resort; Communica Brasil e da companhia área TAM.

Conheça nossa Fanpage!

Siga a nossa trupe no Twitter

 

Compartilhe...
38
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

3 Comentários

  1. Ligia Mendes disse:

    Estou querendo passar uma semana de férias em Búzios. Sou de São Paulo. Vocês teriam alguma dica de hospedagem na cidade?

    • Erik PZado disse:

      Ligia, nessa ação nos hospedamos no BlueTree Park já que fomos convidados por eles. Vale olhar o site deles ou a outra matéria que escrevemos. Para pesquisar pousadas, vale mesmo a pena dar uma olhada nas críticas do TripAdvisor para ler o feedback de outros viajantes. 🙂

  2. Katy Castro disse:

    Muitas dicas legais hein… amo Búzios, moro no Rio então sempre que posso dou um pulinho lá. Também falei um pouquinho da cidade no meu blog, dá uma olhadinha, se puder: http://docecomomel.com/buzios/


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares