A vida inspira filmes e os filmes inspiram a vida, nos trazem alegria e nos provocam. Filmes nos fazem idealizar amores, vivenciar temores, ter vontade de cair no mundo e, em vez de se perder, se encontrar. Através dos filmes, nos transportamos para outros cantos, ouvimos outras línguas, mergulhamos em outras culturas, extraímos de nós o riso, extraímos de nós a dor. O cinema é vida!

Para muitos, ir ao cinema é algo cotidiano, dia a dia, corriqueiro. Muitos, no entanto, nunca tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ver as luzes se apagarem e de vidas e histórias se desenrolarem naquelas horas mágicas e concisas. Pensando em levar cinema para quem nunca teve, até então, acesso a esse universo onírico, surgiu assim o projeto Cinema no Rio, linda iniciativa que, desde 2004, percorre o rio São Francisco “com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, exibindo filmes para as comunidades ribeirinhas”. (Fonte da citação: Sinal de Fumaça – A comunicação original)

Assim como a vida e as histórias dessas populações certamente inspiram a arte em suas diversas manifestações, desta vez é hora do cinema inspirar a vida destes que vivem às margens de um dos mais extensos e belos rios do Brasil. “Um rio que nasce no meio da serra e desce lento pelos mais incríveis cenários brasileiros. Veredas, florestas nativas e vilarejos históricos. Essas e outras paisagens encontradas no vale do rio São Francisco são o pano fundo do projeto Cinema no Rio”. (Fonte da citação: Sinal de Fumaça – A comunicação original)

Completando sete anos de realizações, o Cinema no Rio parte, em 2012, para mais uma expedição que terá início no dia 20 de abril e percorrerá 13 cidades no estado de Minas Gerais. Paralelamente, o projeto também irá comemorar os 510 anos do Velho Chico!

  • Programação – O que vai rolar no Cinema no Rio:

“A principal atividade é a exibição gratuita de filmes nacionais. Esse ano, o projeto conta com oito curtas e seis longas-metragens, entre eles os recentes O Palhaço, com direção de Selton Mello, e Hotxuá, com direção de Letícia Sabatella e Gringo Cardia. O premiado Girimunho, com direção de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr, também faz parte da lista. Depois de ser exibido em festivais nacionais e internacionais, o filme finalmente será mostrado à cidade de São Romão, onde foi gravado. “O Girimunho nasceu no projeto Cinema no Rio e agora vai ser visto pelos habitantes que me ajudaram a produzi-lo. É o local onde eu mais tenho vontade de passar o filme”, conta Helvécio Marins Jr, diretor do longa”. (Fonte da citação: Sinal de Fumaça – A comunicação original) Mais uma vez… Os filmes inspiram vidas e as vidas se tornam filme!

“Outra atividade importante é a produção e veiculação de um documentário local sobre a cidade e seus habitantes. “Nos outros anos a população era mostrada nos filmes. Dessa vez ela vai fazer parte da própria produção desse curta-metragem”, adianta Inácio. As comunidades ainda ganham conhecimento com a oficina de fotografia, direcionada a crianças de 12 a 16 anos. Os oficineiros vão conversar sobre o assunto, ensinar as regras básicas e deixar eles saírem pela cidade fotografando tudo que for interessante. “É o olhar deles sobre o espaço em que vivem”, explica Inácio. Cada participante também será fotografado. O material será então editado e exibido na telona antes dos filmes”. (Fonte da citação: Sinal de Fumaça – A comunicação original)

  • Desde 2004, o Cinema no Rio percorre estados brasileiros levando um universo onírico a populações que nunca tiveram acesso ao cinema

Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe são os estados que já receberam o projeto  Cinema no Rio em suas terras, reunindo, ao longo das edições, um público superior a 200 mil participantes.

Quer saber mais sobre o projeto?

Acesse:

http://www.cinemanorio.com.br/

http://cinemanoriosaofrancisco.blogspot.com.br/

Ou

Aguarde novidades por aqui!

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

3 Comentários

  1. Pedro Serra disse:

    Valeu nêga!!! Nos vemos lá. Com certeza vamos ter muita história para contar.

    Bjs

  2. […] Jeguiando: http://jeguiando.com/2012/04/10/cinema-no-rio-sao-francisco/ […]

  3. […] A Janaína Calaça do Jeguiando também falou sobre o projeto Cinema no Rio. Confira aqui! […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares