Já que falamos do Caminito, no bairro de La Boca em Buenos Aires, chega um momento que você está cansado de olhar as casinhas coloridas e os bonecos de Maradona e tudo que você quer é um lugar legal para repousar seus doloridos pés e dar uma refrescada na goela com uma agradável Quilmes gelada.

No Caminito não faltam opções, porém, como em todo lugar de alta atividade turística, os bares e restaurantes disponíveis geralmente são mais caros que em outras áreas frequentadas por nativos. Algumas vezes esse mais caro quer dizer: “Vamos enfiar a faca nesses turistas!”.

Vista externa. Até os cães são bem vindos. :)

Vista externa. Até os cães são bem vindos. 🙂 Imagem: Fábio Brito.

Mas antes que você pense em “picar a mula” para outro bairro menos turístico e mais acessível, lhes digo que nem tudo está perdido! Apresento-lhes o “El Samovar de Rasputin“, que eu poderia facilmente definir como sendo um verdadeiro tango del criollo loco, a versão porteña para o samba do crioulo doido.

Visto de fora parece um bar normal com mesas à porta protegidas por guarda-sóis com propaganda de cerveja, mas do lado de dentro é que estão os atributos que lhe confere o título de um dos lugares mais viajandões que já vi. A decoração é uma mistureba só. Recortes de jornais com fragmentos de tempo se espalham pelas paredes, junto com cartazes de propagandas diversas. Retratos de ídolos pop como Bob Marley se fundem com ícones nerds de Star Wars. Fotos de mulheres peladas também ilustram o local, que conta com objetos inusitados pendurados no teto como por exemplo uma perna de manequim.

Passado o choque inicial, você se dará conta da riqueza cultural reunida em um só lugar. Tudo isso graças a Napo, um argentino figuraça que morou um tempo na Bahia (em Morro de São Paulo se não engano) e que já trabalhou de mecânico naval até dono de antiquário, passando por pizzaiolo, e radialista em um programa de blues. Falando em blues, Napo nos informou que a noite o Samovar deixa de ser um bar-restaurante qualquer e se transforma num reduto musical onde se pode apreciar o melhor do jazz e blues criado na Argentina.

Balcão e mais um monte de coisas legais para ver.

Balcão e mais um monte de coisas legais para ver. Imagem: Fábio Brito.

O atendimento do lugar é fora de série, além das meninas gentis que trabalham lá, o próprio Napo se encarrega de servir os clientes e entre um atendimento e outro ele para um pouco e senta em tua mesa para bater um papo pra lá de agradável com muitas histórias e piadas. Vale a pena ir no lugar só pelo prazer de conhecer o cara.

Além disso, o preço é honesto, ou seja: você não vai pagar o imposto-turista que muitos lugares acrescentam no valor dos itens oferecidos.

Ah! Já ia me esquecendo o assunto principal desse post que é comida e bebida. Lá no Samovar serve-se bebidas diversas como cerveja, refrigerantes, drinks e outras coisas que se serve em um bar, sem esquecer da carta de vinhos. Para comer tem massas, tira-gostos (picadas) diversos e a famosa parillada, o churrasco argentino. Também rola uns sandubas pra quem está com pressa. Enfim, não é nada de excepcional, mas o excelente atendimento, a atmosfera cultural e os preços justos fazem o lugar valer a pena de ser conhecido.

Olha a perna ali ó!

Olha a perna ali ó! Imagem: Fábio Brito.

O Samovar de Rasputin fica na Rua del Valle Iberlucea, 1251, coladinho ao Caminito no bairro de La Boca, e vale muito a pena de ser conhecido.

Jegueton aprovou o Samovar de Rasputin

Jegueton aprovou o Samovar de Rasputin. Imagem: Fábio Brito.

Então lembre-se: depois curtir o passeio no Caminito vá dar uma relaxada no Samovar, você não vai se arrepender!

Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!


Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Visualizar Samovar de Rasputin em um mapa maior

Compartilhe...
1
Share
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares