Orla de Ipanema – Porto Alegre


A cidade de Porto Alegre não tem mar, mas tem o Lago Guaíba!!! Particularmente, a viagem à capital gaúcha foi uma das mais divertidas e agradáveis que fizemos e tudo se deve à atmosfera da cidade, às particularidades e principalmente a lugares interessantes de se conhecer como a Orla de Ipanema, por exemplo. Às margens do Guaíba, a praia de Ipanema se estende por quase 3km, sendo um local voltado principalmente para passeios ao ar livre, incluindo caminhadas e ciclismo. Algumas pessoas também fazem uso das águas do lago para banho, mesmo (infelizmente) estando poluídas e impróprias para o lazer.

100_8560
Orla de Ipanema – Porto Alegre. Imagem: Janaína Calaça.

A praia de Ipanema fica localizada na Zona Sul de Porto Alegre e é uma das grandes atrações turísticas da cidade, como também um ponto de encontro dos gaúchos, que se reúnem às margens do rio para tomar sua cuia de chimarrão. Pode fazer o calor que estiver fazendo… O sol pode estar escaldante, mas ainda assim vemos várias pessoas sentadas nos banquinhos ao longo da orla ou caminhando com uma cuia em mãos.

100_8561
Orla de Ipanema – Porto Alegre. Imagem: Janaína Calaça.

Segundo verbete extraído da Wikipedia, “o Loteamento Balneário Ipanema foi aprovado pela prefeitura de Porto Alegre em 1938 com os nomes das ruas dado por Oswaldo Coufal e pelos seus sócios. Com a venda de terrenos, muitas famílias construíram suas casas de verão em Ipanema. O Rio de Janeiro foi a inspiração de Oswaldo Coufal ao dar nome às ruas e ao balneário local, que queria ver transformado em ponto turístico. Oswaldo Coufal adorava a capital fluminense e levava a família para passar férias no bairro da Urca”, daí a origem de uma Ipanema deslocada do Rio de Janeiro para Porto Alegre.

100_8565
Orla de Ipanema – Porto Alegre. Imagem: Janaína Calaça.

Um dos pontos que me chamou a atenção, durante a rápida visita à orla de Ipanema, foram as imagens de Orixás encontradas ao longo da praia, que pontua, assim como em Salvador, um forte traço de sincretismo religioso. Automaticamente, me lembrei dos Orixás localizados no meio das águas do Dique do Tororó na capital Baiana.

100_8557
Orla de Ipanema – Porto Alegre. Imagem: Janaína Calaça.

Quem estiver planejando passar uns dias em Porto Alegre, fica então a dica de visita às margens do Guaíba e  à orla de Ipanema. O bairro é essencialmente residencial, mas há vários restaurantes e bares nas redondezas. E se você já tomou o chimarrão, não custa levar sua cuia e partilhá-lo com os amigos entre uma conversa e outra. Ah… E entre um gole e outro, nada como dar uma espiadela comprida para a imensidão deste lago meio mar.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
50
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. GRACIELA VILLAR disse:

    Deseamos viajar de PORTO ALEGRE (RS) a IPANEMA (SC)
    Por favor informar los servicios de ómnibus.
    Obrigado a voçes
    Graciela


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares