Barulho no motor: evite aborrecimentos com seu carro!

Quando algo em nosso corpo não vai bem, ele dá sinais para mostrar que precisamos de cuidados especiais. Com os carros e principalmente com os motores não é diferente. Por isso, trouxemos algumas dicas para você agir rápido quando ouvir um barulho no motor e evitar aborrecimentos com o carro.

Ouvi um barulho no motor e agora?

O carro nada mais é do que uma máquina e máquinas podem dar defeito a qualquer momento e ocasião. Por isso precisam de constante manutenção e reparos são necessários para garantir um tempo de vida mais longo. Só assim eles terão um funcionamento perfeito e sem causar nenhuma surpresa aos motoristas, sejam eles novatos ou experientes.

Mas eventualmente, equipamentos podem dar problema e a primeira coisa que você deve saber é que isso é absolutamente comum. Por isso é tão importante realizar a vistoria obrigatória. Além de cuidar do carro ela ajuda a identificar antecipadamente problemas que possam acontecer, fazendo com que você tenha atitudes antes que situações mais graves aconteçam.

Então, se você ouvir um barulho diferente no motor de um carro usado à venda, por exemplo, não é motivo para descartá-lo da compra, mas sim, identificar onde está o problema para que ele possa ser solucionado. O barulho no motor nada mais é do que um aviso do carro que algo está errado. A dica é procurar o seu mecânico de confiança e fazer uma investigação para encontrar o problema.

Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

 

Problemas mais comuns no motor do carro

O motor é o coração do carro e por isso é onde ocorrem a maioria dos problemas veiculares. Por estar sempre em altas temperaturas, o seu desgaste é maior. Para que você entenda alguns dos problemas mais comuns no motor do carro, separamos uma lista com as principais falhas que podem ser identificadas com motores barulhentos, olha só:

Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

    • Combustível adulterado: se você tem um Fiat Palio e ele está engasgando, uma das possíveis causas é o combustível adulterado. Procure fazer um teste abastecendo o veículo em outro posto de combustível e faça um teste com o seu profissional de confiança. Se este for realmente o problema, troque definitivamente de posto e faça uma denúncia.
    • Lubrificante: checar o nível do lubrificante no carro também é essencial para garantir a saúde do motor. Se um motor estiver com um nível baixo, as peças do carro podem ficar em atrito e terem um desgaste maior com o tempo.
    • Escapamento: o escapamento é um lugar ideal para identificar problemas no motor. Se a fumaça que sair estiver escura ou com forte odor, é sinal de que o motor está com problema. Uma situação corriqueira que ocasiona esta falha é a queima de óleo vazado.
    • Painel: é no painel onde você vê tudo o que está acontecendo com o seu carro. E se por acaso algo não estiver bem, com certeza alguns dos indicadores vão estar marcando irregularidade. Saiba interpretar com precisão e procure ajuda de um profissional.
    • Ar: o carro só funciona se existir uma quantidade de ar ideal. Se por algum motivo não existir ar e o carro simplesmente não ligar, pode significar que o filtro de ar ou o escapamento estão entupidos.
    • Água: além do ar, o motor também precisa de água para funcionar. Se o nível do líquido estiver baixo, o seu carro pode parar no meio da rua e causar um grande aborrecimento. A dica é verificar com frequência o reservatório e procurar um profissional para realizar a manutenção.
    • Óleo: se a luz que indica o óleo acender no painel, cuidado. Este é um dos mais graves defeitos que o seu motor pode apresentar. Se for a sua situação, a dica é parar o veículo imediatamente e chamar um profissional. Continuar dirigindo com níveis mais baixos de óleo pode comprometer o motor seriamente. Para evitar o problema realize a troca de óleo frequentemente e verifique se há vazamentos.
    • Injeção: se o painel do seu Renault Sandero estiver com a luz de injeção amarela, tenha atenção. Isso pode significar a perda de potência, falha no desenvolvimento do veículo ou ainda falta de partida no motor. Para que problemas mais sérios sejam evitados, o ideal é procurar ajuda de um especialista.

Como evitar problemas mais sérios no motor do carro

Pode parecer óbvio para alguns motoristas, mas para evitar que o seu motor tenha problemas e não te deixe na mão no meio de uma viagem, por exemplo, a dica é realizar a manutenção preventiva corretamente. E mesmo que você ache que é um gasto desnecessário, ele é extremamente essencial para o bem-estar e segurança de todos que andam com você no veículo.

Com a manutenção ou vistoria obrigatória, você identifica os pontos de desgaste e possíveis defeitos do carro e pode realizar a troca antecipadamente, sem correr o risco de passar por aborrecimentos. Além disso, a manutenção constante sai mais barata, pois consegue identificar um problema ainda no início, fazendo com que o custo seja mais barato ao evitar algo mais grave, como a perda total de um motor.

Imagem: Freepik

Imagem: Freepik

Imagine a situação: você está em seu Fiat com a família (isso inclui filhos pequenos) em uma viagem numa cidade do interior completamente desconhecida por vocês. Vocês param para tomar um lanche e na volta para o carro não conseguem seguir viagem, pois percebem que ele não está ligando. E agora? Se você tiver um seguro pode acioná-lo e ser socorrido. Mas se por algum motivo o seguro não tiver cobertura ou você estiver sem uma seguradora no momento, precisará procurar um profissional local mesmo sem recomendações e arcar com custos muito altos pela emergência. Sem falar que se o dano for mais sério, a manutenção fica ainda mais cara.

Agora que você já sabe quais são os problemas mais comuns que podem ocorrer nos motores de carro, que tal realizar a manutenção preventiva e evitar aborrecimentos? Se você já passou por alguma situação envolvendo o motor do carro escreva para a gente nos comentários. E não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais e ajudar outros motoristas.

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares