A serra da Mantiqueira, localizada numa área montanhosa de clima frio e de abundantes matas e rios, entre as divisas dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, apresenta as condições climáticas ideais para a reprodução da Araucária. E, no mês de maio, o fruto comestível é celebrado pela Região de Visconde de Mauá com a inauguração da 24ª Temporada do Pinhão, em que o ingrediente serve de mote para diversos eventos temáticos.

Durante o “Mês do Pinhão”, que vai de 1º a 31 de maio, os chefs dos restaurantes locais esmeram-se em criar pratos inéditos que utilizam o pinhão e produtos orgânicos locais em seu processo de preparo.

Tornedor de Costelinha com purê de pinhão, do restaurante Gosto com Gosto. Imagem: Divulgação

Tornedor de Costelinha com purê de pinhão, do restaurante Gosto com Gosto. Imagem: Divulgação

Entre os participantes do evento estão o restaurante Gosto com Gosto, cuja chef Mônica Rangel elaborou um Tornedor de costelinha e pinhão, purê de pinhão e batata com queijo canastra. Julio Buschinelli, chef do Rosmarinus Officinalis, oferece a Codorna Desossada recheada com Farofa de Pinhão, laqueada com calda de figo, arroz basmati e vermelho com cogumelo paris. Na Pousada Fazenda do Mel, o destaque vai para a Codorna das Araucárias da chef Maria Olímpia Fortes. Já na Hotelaria Mauá Brasil, os chefs Elisete Silva e Pedro Moura oferecem a Truta com molho de champanhe e risoto de pinhão, com farofinha panko de pinhão. A chef Ivanilda de Paiva Andrade, do Hotel Bühler, brinda os comensais com Quiche de Pinhão. E a Pousada Terras Altas oferece Cuscuz de Pinhão sob codorna desossada recheada com frutas silvestres.

Codorna desossada recheada com farofa de pinhão do restaurante Rosmarinus. Imagem: Divulgação

Codorna desossada recheada com farofa de pinhão do restaurante Rosmarinus. Imagem: Divulgação

O evento conta ainda com o espaço Sabores da Montanha, onde os interessados poderão adquirir produtos orgânicos locais e outras novidades, direto dos produtores. E a parte cultural também está contemplada no XI Salão do Pinhão, que apresentará a produção dos artistas da região.

Codorna das Araucárias da Fazenda do Mel. Imagem: Divulgação

Codorna das Araucárias da Fazenda do Mel. Imagem: Divulgação

O evento acontece no mês em que, tradicionalmente, começa a disseminação do fruto na natureza. É quando as pinhas da Araucária “estouram” ao sol do meio-dia, possivelmente como reflexo da dilatação após a manhã fria.

Realização: MAUATUR e ACVM.             

Informações Mauatur

Tel.: (24) 3387-1283

 

 

 

Compartilhe...
6
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. BRUNA MAZZER disse:

    Hum…. abriu o apetite!! Rs…


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares