5 dicas para tornar 2016 um ano melhor!

Em vários aspectos, 2015 foi de fato um ano que marcou muitas pessoas. Para muitos, foi um ano difícil, penoso, marcado por mudanças profundas, que demandaram muita força às pessoas para pensar em saídas e meios de adaptar-se às novas realidades. As principais mudanças, sem dúvidas, aconteceram no mercado, trazendo consigo a instabilidade financeira e uma variação cambial que superou a expectativa dos mais otimistas. Tanta coisa foi dita e, no fim das contas, o susto acabou sendo muito maior do que a pancada propriamente dita. Se 2015 foi um ano de mudanças profundas, sem dúvidas 2016 se inicia sinalizando para uma necessidade latente de reinvenção. Diante desse panorama, que tal, então, aproveitar os ensinamentos desse ano difícil e investir numa melhora de comportamento em 2016?

5 dicas para tornar 2016 um ano melhor!

 

Dica 1 – Agora pare… Pegue no compasso!

Muita calma nessa hora! Em momentos de incerteza não corra. Pare, analise, reflita e pense direitinho no que investir. A saída segura é poupar. Na prática, isso significa que você deve gastar menos do que ganha. Parece brincadeira mas não é. Se já tem alguma viagem programada, compre moeda antecipadamente, fique de olho nas cotações e capitalize com calma. Aproveite os vales nas cotações e tente aumentar a poupança da moeda corrente no destino de sua próxima viagem. Se não tem viagens internacionais no horizonte, programe-se para aproveitar boas pechinchas em destinos nacionais.

Parque da Independência. Imagem: Erik Araújo

Parque da Independência em São Paulo. Imagem: Erik Araújo

Dica 2 – Invista em destinos nacionais

Sabia que há gente que vem de longe para conhecer cidades próximas de onde você mora? Peneire essas joias escondidas pelo Brasil e aproveite, já que nem todo tem a sorte de “viver onde os outros passam férias”, né? Isso jamais deve ser um empecilho para que você se proponha a explorar sua região. Vale de tudo! Turismo rural, estâncias climáticas, circuitos de águas e até mesmo destinos que só têm como atrativo aqueles trenzinhos de city tour! Ouse! Quem sabe você não acha uma enorme pepita turística ainda desconhecida, hein?

Viagens nacionais são uma ótima pedida para 2016. Imagem: Erik Araújo

Viagens nacionais são uma ótima pedida para 2016. Imagem: Erik Araújo

Dica 3 – Seja um turista em sua própria cidade

Já arriscou jogar no Google a famosa frase: “O que fazer em <insira o nome de sua cidade>”? O que está esperando? Tenho certeza de que você já fez isso para buscar informações sobre destinos distantes e não se arrependeu. Repita a fórmula com o seu quintal. Funciona! É interessantíssimo ver sua cidade sob a perspectiva de quem a visita.

Criança brincando na Praça. Imagem: Erik Araújo

Criança brincando na Praça. Imagem: Erik Araújo

No geral, é possível encontrar relatos de praticamente qualquer cidade. Arrisque e faça o teste. Caso você realmente ache que mora em um lugar onde não há mesmo o que visitar, busque a ajuda dos amigos e conhecidos e peça referências. Interaja, procure conhecer os eleitos de seus contatos, busque os restaurantes por eles frequentados, aquele parque distante e que vale uma passada ou ainda revisite os lugares de sua infância. Aproveite para buscar centros culturais, museus, parques, atividades ao ar livre e pratique vez ou outra um piquenique!

Praça da Liberdade. Imagem: Erik Araújo

Praça da Liberdade. Imagem: Erik Araújo

Dica 4 – Compartilhe mais momentos com seus amigos

Não vou nem me estender nesse tópico, sério. Apenas compartilhe mais momentos com seus verdadeiros amigos, celebre a vida! Receba-os em casa, vá para a casa de amigos, desfrute aquela garrafa de vinho comprada há tempos e que está esperando um motivo para ser aberta!

Jegueton, Xôxi, Clara e Déa no Museu da Imigração. Imagem: Erik Araújo

Jegueton, Xôxi, Clara e Déa no Museu da Imigração. Imagem: Erik Araújo

A grana tá curta ou não tem um bom espaço para receber amigos? Convide-os a lugares interessantes. Pode ser aquele boteco de vila dos tempos de escola, ou o restaurante do bairro onde você cresceu. Na foto abaixo, marcamos um encontro com amigos do Ensino Médio na Comedoria do Sesc em Santana. Qualquer lugar pode ser um pano de fundo para rever aquelas pessoas que são importantes para nós! Reate laços frouxos e sorria mais para a vida!

Revendo amigos na Comedoria do Sesc. Imagem: Erik Araújo

Revendo amigos na Comedoria do Sesc. Imagem: Erik Araújo

Dica 5 – Valorize sua rotina e seu cotidiano

Às vezes, entramos num loop eterno para conhecer lugares distantes, badalados, recomendados, estrelados, e várias vezes nos esquecemos da beleza da vida cotidiana. Experimente os pãezinhos de todas as padarias de seu bairro e eleja o seu preferido. Simples assim! Que tal se tornar um cliente assíduo e consciente e não simplesmente um comprador no automático? Enxergue seus trajetos diários e descubra um café, casa de câmbio, lojinha, costureira, restaurante ou qualquer outro serviço “escondido” pela sua rotina. Viva seu bairro, use os recursos dele, compre local, conheça os comerciantes pelo nome, torne sua comunidade mais humana e seja mais feliz!

Mais amor, por favor! :D

Mais amor, por favor! 😀

O que ganharemos com essas atitudes?

Essas pequenas atitudes são grandes vetores de mudança. Que esse aprendizado de 2015 seja a tônica para um 2016 onde possamos sorrir mais, redescobrir nossos cantinhos favoritos e que, de fato, possamos voltar a aproveitar as grandes viagens como algo realmente especial e não corriqueiro, algo que seja memorável e inspirador para nossos amigos, leitores e para nós mesmos. Que todos nós busquemos, cada vez mais, aquela sensação de frio na barriga ao tentar algo novo e que os novos destinos sejam realmente tratados como uma nova e única oportunidade para “conhecer” algo pela primeira vez!

Torne suas viagens realmente especiais! Imagem: Erik Araújo

Torne suas viagens realmente especiais! Imagem: Erik Araújo

Obrigado pelos ensinamentos, 2015! Seja muito bem-vindo 2016! E saiba que por mais duro que o cenário seja, tentaremos tornar o seu caminho muito mais manso e próspero que o do seu irmão mais velho!

Feliz 2016!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. Adriano disse:

    muito bom


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares