Situada no sul da Bahia, na Costa do Descobrimento, que ganhou este nome por ter sido o local onde as caravelas de Pedro Álvares Cabral teriam aportado pela primeira vez, Arraial D’Ajuda, distrito de Porto Seguro, é conhecida por seu mar de águas cristalinas, por sua atmosfera vibrante, amigável e convidativa, e por seu jeitão de vilarejo de interior, mas com serviços e gastronomia de deixar até o mais exigente dos viajantes surpreso. 

Charmoso, o distrito reúne bons restaurantes e bares, lojinhas interessantes e uma noite fervilhante, que sempre oferece ao visitante algo a fazer. Distante a poucos minutos de balsa de Porto Seguro (que abriga o Aeroporto de Porto Seguro), é também uma opção para quem quer aproveitar o melhor da cidade histórica, mas aproveitando o clima leve e festivo que Arraial oferece.

Jegueton e escultura de Oxalá de Tatti Moreno. Imagem: Erik Araújo

Jegueton e escultura de Oxalá de Tatti Moreno. Imagem: Erik Araújo

Fomos convidados a conhecer Arraial D’Ajuda e vamos contar, ao longo de nossos posts, um pouco sobre o que fizemos na região (atividades e passeios, incluindo um emocionante avistamento de baleia jubarte), restaurantes que conhecemos e curiosidades. Para dar início à nossa série de posts sobre a linda e paradisíaca Arraial, falaremos hoje do Arraial d’Ajuda Eco Resort, nosso anfitrião e opção de hospedagem na região.

  • Arraial d’Ajuda EcoResort

Avistando Porto Seguro às margens do Rio Buranhém. Imagem: Erik Araújo

Avistando Porto Seguro às margens do Rio Buranhém. Imagem: Erik Araújo

Localizado na ponta do Apaga Fogo, o Arraial d’Ajuda Eco Resort tem seu endereço poeticamente declamado por um de seus diretores como “[…] um paraíso localizado na esquina entre o Rio Buranhém e o Oceano Atlântico[…]”. E, de fato, além de poética, a descrição é bem precisa.

A balsa exclusiva para hóspedes do resort. Imagem: Erik Araújo

A balsa exclusiva para hóspedes do resort. Imagem: Erik Araújo

O resort está situado a uma curta travessia de balsa da cidade de Porto Seguro. E quando digo curta, quero dizer que em menos de 5 minutos você estará na propriedade que abriga o resort. Como o hotel conta com uma embarcação própria e exclusiva para a travessia de seus hóspedes (pedestres), o acesso dispensa o uso da balsa pública operada na região, um detalhe que, sem dúvidas, torna a viagem muito mais confortável.

Apesar de a distância entre o hotel e o aeroporto ser muito curta (de apenas 3 quilômetros), esperar a balsa pública para quem viaja com crianças ou idosos já pode ser encarado como um transtorno. Por isso, o hotel já sai ganhando por oferecer a comodidade de disponibilizar uma balsa particular aos hóspedes. Ponto para eles!

Escultura de Orixá, Tatti Moreno. Imagem: Erik Araújo

Escultura de Orixá, Tatti Moreno. Imagem: Erik Araújo

Um dos pontos que chamam a atenção do hóspede, sem dúvidas, é o fato de que o hotel é praticamente uma galeria de obras de arte ao ar livre. Seu jardim, por exemplo, conta com peças do renomado artista plástico Tatti Moreno, responsável pelas famosas esculturas dos Orixás, que ornam um dos mais importantes cartões postais da capital baiana: o Dique do Tororó. As esculturas foram escolhidas justamente por sua beleza, singularidade e referencial ao imaginário cultural baiano e não se tratam de uma celebração religiosa ou algo do gênero.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Infraestrutura

Área externa do hotel, Ponta do Apaga Fogo. Imagem: Erik Araújo

Área externa do hotel, Ponta do Apaga Fogo. Imagem: Erik Araújo

O Arraial d’Ajuda Eco Resort conta com 164 acomodações, divididas nas categorias Standard, Especial (Vista Rio ou Mar), Suíte, Suíte Familiar e Suíte Master, em plantas que vão de 31 a 115 m2. Em nossa viagem, ficamos hospedados em uma suíte especial com vista para o mar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Todas as acomodações contam com TV a cabo, telefone, secador de cabelo, ar condicionado, ventilador e cofre. As acomodações do tipo Suíte e Suíte Master possuem hidromassagem na varanda. O hotel possui dois pavimentos e conta com elevador para portadores de necessidades especiais. Para famílias que viajam com crianças, há ainda a disponibilidade de uma copa baby, com farináceos e micro-ondas à disposição.

  • Lazer

Jegueton relaxando em uma das camas ao ar livre. Imagem: Erik Araújo

Jegueton relaxando em uma das camas ao ar livre. Imagem: Erik Araújo

O Arraial d’Ajuda Eco Resort oferece uma grande variedade de opções de lazer aos hóspedes, o que o torna o lugar perfeito para relaxar e se divertir, seja em família, entre amigos ou para curtir uma viagem a dois nas terras quentes e solares baianas. Academia, centro de estética, quadra de tênis e pista de caminhadas estão localizadas na área externa do hotel. Um dos itens de lazer mais interessante é a sauna com vista para o mar, que é garantia de momentos de relaxamento imperdíveis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como o resort é completamente conectado à praia, os hóspedes têm a poucos passos de caminhada as areias fofinhas de Arraial e as águas cristalinas e de temperatura convidativa do mar que banha o Nordeste. Mas, para quem não é muito de praia, piscinas não faltam no complexo. A maior, por exemplo, possui 700m2, espaço suficiente para nadar e se refrescar muito durante a estadia. Além da piscina principal, há ainda duas piscinas de hidromassagem, sendo uma delas climatizada.

– Lazer para a criançada

As crianças entre 4 a 12 anos contam com a supervisão de monitores e recreação das 9h00 às 22h00. Entre as atividades de lazer disponíveis no resort, destacam-se as oficinas de reciclagem e artesanato, gincanas, jogos e até aula de culinária infantil. O Clubinho também pode ser frequentado por crianças abaixo de 4 anos. A única exigência é que estejam acompanhadas de um adulto (pais, responsáveis ou babá).

A refeição dos pequenos é feita com cardápio especialmente desenvolvido e ocorre sob a supervisão dos monitores.

  • Gastronomia

Degustação de acarajé. Imagem: Erik Araújo

Degustação de acarajé. Imagem: Erik Araújo

O resort conta com dois restaurantes e três bares. O regime de alimentação adotado pelo estabelecimento é de meia pensão, geralmente englobando café da manhã e jantar. O cardápio variado privilegia o consumo de produtos locais e da estação. No decorrer da programação, o hóspede terá acesso a noites temáticas e jantares típicos. Quando visitamos o resort, por exemplo, participei do jantar temático que incluiu uma degustação da deliciosa comida baiana.

Bar da recepção. Imagem: Erik Araújo

Bar da recepção. Imagem: Erik Araújo

No geral, o bufê inclui uma grande variedade de opções quentes e saladas. Mas a dica é: guarde espaço para as sobremesas! Dica de quem sabe o que está falando, ok?

Este slideshow necessita de JavaScript.

O café da manhã é farto e não faltam opções de frutas. Mesa de frios, pães e cereais fazem parte das opções, assim como as tradicionais tapiocas feitas na hora.

  • Eventos

Além da vocação turística, o Arraial d’Ajuda Eco Resort também possui vocação corporativa, que está relacionada ao nível de serviços oferecidos pelo complexo. Esse diferencial tornou-o um dos preferidos da região para sediar eventos, congressos e feiras. Durante o período de nossa estadia, acontecia, por exemplo a Porto Seguro Show Tour e, de fato, a rotina dos hóspedes não foi tocada pelo evento, já que a área destinada a eventos corporativos fica afastada das áreas comuns do hotel.

O espaço possui um salão principal com capacidade para receber e acomodar 598 pessoas e conta ainda com cinco salas com capacidade para atender entre 30 a 50 pessoas. Para mais informações, visite o link centro de convenções no site do hotel.

  • Arraial d’Ajuda Eco Parque: um bônus para os hóspedes

Tupan, a piscina com ondas do Eco Parque Arraial d'Ajuda. Imagem: Erik Araújo

Tupan, a piscina com ondas do Eco Parque Arraial d’Ajuda. Imagem: Erik Araújo

Um bônus para os hóspedes do Arraial D’Ajuda Eco Resort é que todas as diárias incluem acesso ao Arraial d’Ajuda Eco Parque, um complexo de lazer localizado a 4 quilômetros da sede do hotel, que é um dos principais atrativos turísticos da região. Para chegar ao parque aquático, o hóspede não precisa se preocupar com transporte. Vans partem do hotel em horários predefinidos, oferecendo mais comodidade a quem escolhe o resort como hospedagem em Arraial.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Arraial d’Ajuda Eco Parque está localizado numa área de 70.000m2 de mata atlântica e possui equipamentos da Proslyde, empresa canadense que é líder mundial na fabricação de brinquedos para parques aquáticos. O complexo conta com mais de doze atrações, incluindo diversos toboáguas, tirolesa, rapel, arvorismo, rio lento e até uma piscina que produz ondas de 1 metro de altura.

Orientadores do Projeto Coral Vivo. Imagem: Erik Araújo

Orientadores do Projeto Coral Vivo. Imagem: Erik Araújo

Outro item de destaque é a iniciativa do Projeto Coral Vivo, que é mantida pela Petrobras e conta com o co-patrocínio do Arraial d’Ajuda Eco Parque, que abriga uma base para conscientização do público sobre esse importante elemento do ecossistema marinho. Lá, o visitante do parque tem acesso a informações relativas à preservação ambiental e exposição aos diversos tipos de corais disponíveis em nossa costa. Uma questão importante sobre esse projeto é a inclusão de mão de obra local, já que contam com monitores que provêm de comunidades de pescadores da região.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Importante

Para ter acesso ao parque, o hóspede deverá apresentar a pulseira de identificação do hotel + voucher, que deve ser retirado gratuitamente na recepção do hotel. Vale prestar atenção à agenda de funcionamento do parque, que opera das 10h as 17h. Como há um programa contínuo de manutenção e limpeza, o calendário de funcionamento deve ser consultado diretamente no site do hotel. As tarifas-padrão para o parque aquático são de R$100,00 para adultos, R$60,00 para idosos e crianças entre 1m e 1,30m. Crianças abaixo de 1 metro têm acesso gratuito.

  • Nossas impressões

O resort é indicado para famílias, casais e grupos. O regime adotado de meia pensão é o ideal para um região com tantos atrativos externos, já que, no geral, os hóspedes tendem a explorar as praias, o parque aquático e demais restaurantes de Arraial.

Praia de Arraial d'Ajuda. Imagem: Erik Araújo

Praia de Arraial d’Ajuda. Imagem: Erik Araújo

Como o centrinho é um tanto distante, o serviço de transportes do hotel também se encarrega de levar e pegar os hóspedes em horários fixos. A localização é de fato privilegiada, beneficiando a atmosfera de relaxamento do local. Os serviços de hospitalidade e governança são muito bons. A distância do aeroporto (de apenas 3 quilômetros) é um grande trunfo, o que torna a viagem mais prazerosa, por não envolver grandes deslocamentos. De resto, é só calçar as sandálias e aproveitar as férias!

  • Localização

Como foi dito anteriormente, o Arraial d’Ajuda Eco Resort é, sem dúvidas, um dos resorts mais próximos ao Aeroporto de Porto Seguro. Como segui a partir de um voo proveniente de Salvador, acabei chegando no destino próximo às 23h. Entre o desembarque e o check-in, foram gastos menos de 20 minutos, o que é, de verdade, um recorde em nossas viagens.

– Endereço: Ponta do apaga fogo, Arraial d’Ajuda, Bahia

– Site: http://www.arraialresort.com

– Central de reservas: (73) 3575-8500

  • Agradecimentos

Agradecemos por toda a hospitalidade da equipe do hotel, em especial a todo o carinho e atenção da Beth Machado, que, por meio de sua presença e profissionalismo, tornou nossa estadia memorável. :-*

Agradecimento também especial a Tereza, pela confiança em nosso trabalho.


O Jeguiando visitou a região de Arraial d’Ajuda a convite de Tereza Quinderé Assessoria.

Compartilhe...
25
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

Um comentário

  1. […] sem dúvidas, é uma praia tranquila e peculiar. Fica em frente ao Arraial d’Ajuda Eco Resort e possui água salobra, já que fica na foz do Rio Buranhém. Na maré vazante, é possível […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares