Famosa por abrigar a principal colônia finlandesa no Brasil e localizada na divisa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Penedo é um destino que tem atraído cada vez mais visitantes não só pela influência europeia (que desperta a curiosidade de muitos viajantes), mas também por suas pousadas charmosas e por seus restaurantes.

Uma das características mais interessantes de Penedo como destino turístico é que os melhores lugares da cidade não são exatamente difíceis de encontrar ou acessíveis apenas aos connoisseurs da região. Como não se trata de uma cidade muito grande, os atrativos, restaurantes e opções de hospedagem em Penedo, como o Hotel Pequena Suécia, por exemplo, são facilmente acessíveis. E, no quesito gastronomia, não poderia ser diferente.

Apesar de carregar “secreto” em seu nome, o Jardim Secreto Restaurante é facilmente encontrado em uma visita à cidade. O “secreto”, por sua vez, está presente em seu bucolismo, na vegetação que se confunde à edificação onde funciona o restaurante, e nas receitas dos pratos da casa, algumas delas passadas de geração à geração.

Fachada do Restaurante Jardim Secreto. Imagem: Erik Araújo

Fachada do Restaurante Jardim Secreto. Imagem: Erik Araújo

  • Jardim Secreto Restaurante

O Jardim Secreto Restaurante é um daqueles restaurantes que oferecem uma experiência ao seus visitantes antes mesmo destes atravessarem sua porta. É um daqueles lugarzinhos que nos despertam os sentidos e que parecem transportados de outras paragens. Então, proponho-lhe mergulhar na atmosfera desse restaurante singular.

Imagine-se parando seu carro às margens de uma rodovia arborizada e, do outro lado da pista, tendo sua atenção despertada por um muro de pedras coberto por vegetação e por uma plaquinha discreta. Após ser imerso nesse clima de paz, você sobe pela lateral de uma casa em tom de terra, recoberta por trepadeiras, e, ao chegar à porta principal, é muito bem recepcionado com uma saudação e com um sorriso estampado no rosto. Foi assim a nossa incursão no restaurante, que aconteceu em uma tarde de domingo, em pleno outono.

Fui recebido pelo simpático senhor Odécio, que, prontamente, me conduziu até uma mesa ao lado da janela (local ótimo para as fotos). O salão bem iluminado e com pé direito alto trouxe uma sensação gostosa de integração com a natureza. Olhando ao redor, a casa possui uma decoração com jeitinho de lar e o verde da propriedade reforça ainda mais o sentido implícito no nome do restaurante. Você realmente acha que está passando alguns momentos em um jardim secreto.

Cardápio do Jardim Secreto Restaurante. Imagem: Erik Araújo

Cardápio do Jardim Secreto Restaurante. Imagem: Erik Araújo

  •  Gastronomia

 Já acomodado, hora de olhar o cardápio. Enquanto escolho o que pedir, sou recepcionado por uma cestinha de pães artesanais e manteiga Aviação. O detalhe mais saboroso foi saber, posteriormente, que os pães servidos na casa são feitos pelo senhor Odécio, o simpático e bom de conversa anfitrião de minha visita. Enquanto “devorava” o cardápio, fiquei impressionado com a variededade e sofisticação do menu. Entre as diversas opções, figuravam itens de logística complexa como o pintado, o pirarucu, o peito de pato, a picanha de cordeiro, e o grande merecedor de minha atenção: a Leitoa Embriagada, um prato de nome no mínimo interessante.

A Leitoa Embriagada. Imagem: Erik Araújo

A Leitoa Embriagada. Imagem: Erik Araújo

O tempo de preparo do prato foi excepcional. Passados 20 minutos, recebi em minha mesa a tentação escondida atrás do nome do prato. A leitoa embriagada, na verdade, é em essência um confit de leitoa desossada, servida com um mix de batatas, cogumelo porto bello grelhado, tudo acompanhado por um molho de cachaça com mel de engenho. Como ingredientes, em sua maioria corriqueiros, puderam gerar tal prato?!

A Leitoa Embriagada. Imagem: Erik Araújo

A Leitoa Embriagada. Imagem: Erik Araújo

A apresentação da leitoa é de dar água na boca. Ao primeiro corte, tive a sensação de literalmente de que cortava uma manteiga com uma faca quente. A carne macia e saborosa, regada ao molho de cachaça, me fez rir de alegria. Raramente senti uma vontade tão grande de devorar algo apenas pela aparência.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Enquanto comia, passei a prestar atenção ao feedback das pessoas sentadas ao redor e fiquei impressionado ao ouvir a quantidade de elogios e comentários feitos a respeito dos pratos pedidos. Naquele momento, percebi que não fui o grande campeão ao ter pedido o que julgo ser o melhor prato da casa, mas pude perceber que, em sua totalidade, as pessoas estavam muito satisfeitas com seus pedidos.

Percebi também, durante minha refeição no acolhedor Jardim Secreto, que o grau de satisfação dos clientes não se devia apenas aos pratos pedidos, mas ao somatório dos elementos que traduzem o restaurante. O clima agradável, o atendimento cordial e rápido e, é claro, o variado e delicioso cardápio são os elementos que fazem do restaurante um lugarzinho especial em Penedo e um dos atrativos (por que não?) do destino.  

Depois de me entregar ao prato principal e de já ter literalmente limpado meu prato (não posso deixar de parabenizar o Chef Fabiano de Almeida e a toda a sua equipe pela refeição preparada), eu estava pronto para ir embora feliz da vida e achava que tinha estourado minha cota para uma refeição, quando o divertido garçom da casa, João, se aproximou e disse: “Se o senhor for embora sem tomar um cafezinho e provar a torta de nata com figo, sua visita não valerá a pena…”. O que fazer diante desse desafio, então?! Tive que ceder à pressão e aceitar a sugestão.

Sobremesa preferida do simpático e atencioso João, a torta de nata é bem neutra, contrastando com a doce calda de vinho do Porto com figo. Além de saborosa, a apresentação do prato também vale uma nota. O cuidado com as preparações da casa é, sem dúvidas, um dos segredos desse cantinho bucólico e permeado de sabores em Penedo.

Torta de nata com figos e calda de vinho do porto. Imagem: Erik Araújo

Torta de nata com figos e calda de vinho do Porto. Imagem: Erik Araújo

  • Os pãezinhos do Jardim Secreto: Serão eles segredo de família?

Lembram-se de quando citei que os pãezinhos eram realmente de outro mundo? É verdade! Após minha refeição, emendei uma longa conversa com o senhor Odécio, que gentilmente me recepcionou no Jardim Secreto. Durante nossa conversa, ele revelou que em sua família há mais pessoas com o dom da gastronomia e que o proprietário da casa, o Chef Fabiano de Almeida, é na verdade seu filho.

Senhor Odécio, além de um simpático e atencioso anfitrião, é também um entusiasta da panificação, ofício sempre encarado como hobby, já que a vocação surgiu dentro da família, por meio de uma receita passada de uma geração para outra. Ao lado do filho, ele prepara os pães da casa, produzidos em escala artesanal e sem alarde, já que, segundo o próprio “padeiro”, a produção pouco excede o consumo do restaurante.👍

Se você leu nosso relato sobre o Jardim Secreto Restaurante, não deixe de inclui-lo no roteiro de sua viagem a Penedo. Boa viagem! 🙂

  • Serviço

– Endereço: Avenida das três cachoeiras, 3899 – Penedo, RJ.

– Te.: (24) 3351-2516.

– Site: http://www.restaurantejardimsecreto.com.br

– Horários de Funcionamento:

Segunda-feira – Fechado
Terça a Quinta – das 19h às 23h
Sexta-feira –  das 19h à 0h
Sábado – das 12h às 17h e das 19h à 0h
Domingo – das 12 às 17h
Feriados – Sob consulta


O Jeguiando viajou para Penedo e conheceu o Jardim Secreto Restaurante a convite de Tereza Quinderé Comunicação.

Compartilhe...
16
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Thainá disse:

    Que fantástico! Sou apaixonada por locais “secretos” de comidinhas assim! Uma pena estar um pouco longe, mas vira e Mexe estou no Rio. Com certeza vou deixar anotado para um dia de esticadinha! :> Adotei o local!

    Também falo um pouco sobre as minhas experiências e algumas dicas gerais, se quiser conhecer seria uma honra: http://www.trackingtrip.com.br

  2. Yara S disse:

    Parece aconchegante! Vou experimentar!


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares