Viajando de trem de Winnipeg a Churchill – Vídeos

Uma das perguntas que frequentemente algumas pessoas nos fazem é sobre o motivo pelo qual escolhemos cruzar o Canadá de trem, a bordo dos trens da VIA Rail, e não de carro ou avião no projeto Jeguiando Ax Canada. Além de nunca (até então) termos feito uma grande viagem a bordo de trens (minha única viagem a bordo de um trem foi entre Paris e Montpellier, na França), a escolha por esse meio de transporte teve muito mais a ver com o significado das ferrovias para o Canadá, para a construção de sua identidade como nação e pelo seu incalculável valor histórico.

Durante o período colonial, grande parte do país era inabitado e, devido aos invernos rigorosos, as viagens eram difíceis, assim como a própria sobrevivência (era preciso estocar alimentos durante vários meses para enfrentar os meses do inverno, que geralmente vinham acompanhados de muita neve).

Devido à vastidão do território canadense, muitos grupos populacionais ficavam isolados durante a estação mais fria do ano e havia uma necessidade grande de conectar esses agrupamentos de pessoas, até para que o país pudesse crescer economicamente. Mais unidade e coesão implicam em mais força em prol do desenvolvimento. Sendo assim, para unir as pontas dessa nação de dimensões continentais, as ferrovias canadenses começaram a ser construídas.

Avistamento de urso polar em Churchill. Imagem: Erik Araújo

Avistamento de urso polar em Churchill. Imagem: Erik Araújo

Viajar de trem foi, acima de tudo, uma escolha afetiva. Uma forma que encontramos de mostrar como é importante manter as ferrovias vivas, pois foram por meio delas que, literalmente, o grandioso território canadense conseguiu encontrar uma forma de se conectar. Antes das rodovias e do transporte aéreo, os trens já conduziam pessoas a diversas partes do país e abasteciam províncias inteiras e suas cidades.

No post de hoje, por exemplo, trazemos dois vídeos produzidos em nossa viagem ao Canadá, em que tentamos traduzir um pouco a experiência do que é viajar de trem pelo Canadá. No primeiro vídeo, Erik mostra como é a Union Station na cidade de Winnipeg; no segundo, ele traz flashes de seu deslocamento de Winnipeg a Churchill, cidade localizada na província de Manitoba, santuário das belugas e dos ursos polares e onde é possível fazer o avistamento do belíssimo fenômeno da aurora boreal.

Aurora boreal em Churchill, Manitoba. Imagem: Erik Araújo

Aurora boreal em Churchill, Manitoba. Imagem: Erik Araújo

Uma das curiosidades sobre Churchill é que só é possível chegar até lá de avião, pelo mar ou pelas ferrovias. Não há estrada até Churchill, logo as ferrovias são extremamente importantes para manter as terras mais indômitas conectadas ao restante do país.

Deixo então um convite para que assistam aos nossos vídeos e compartilhem com os amigos, a família e com quem esteja de viagem marcada para o Canadá! =) Boa viagem!

Vídeo #1: Jeguiando no trem 693

Vídeo #2: Jeguiando no trem chega a Churchill

Para acompanhar as postagens sobre o Projeto Jeguiando Across Canada, acesse:http://jeguiando.com/destinos-visitados/internacionais/canada/jeguiando-across-canada/

Para acessar os posts já produzidos sobre Toronto, acesse: http://jeguiando.com/destinos-visitados/internacionais/canada/ontario/toronto/

  • Parceiros e patrocinadores

patrocinio

Agradecimentos especiais:

Além do apoio de nossos patrocinadores e parceiros nesta expedição, agradecemos também o apoio que recebemos de Halifax, Quebéc City, Montréal, Toronto, Winnipeg, Banff, Lake Louise, Jasper, Whistler e Vancouver durante nossas paradas. =)))

Siga o Jeguiando nas redes sociais e acompanhe o projeto Jeguiando across Canada:

Conheça os patrocinadores e parceiros do projeto:

VIA Rail (Realização e Patrocínio)

Broker Brasil Corretora de Câmbio (Patrocínio)

Comissão de Turismo Canadense (Apoio)

Delta Hotels (Apoio)

Air Canada (Apoio)

Vertebratta (Idealização/Projeto)

Compartilhe...
42
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares