Conhecida por suas belas praias, principalmente as que integram o Complexo Turístico UNIPRAIAS  – que liga a Praia Central à Praia das Laranjeiras –; por seus prédios modernos e suntuosos, que se misturam às paisagens cênicas da cidade; por seus bons restaurantes, principalmente os de frutos do mar; e pela qualidade de vida do município, Balneário Camboriú figura entre os destinos turísticos mais desejados por viajantes brasileiros, quando o assunto é férias. Atualmente, inclusive, o estado que abriga o destino, Santa Catarina, faturou o prêmio “O Melhor de Viagem 2013/2014” – promovido pela revista Viagem e Turismo –, de o melhor estado do Brasil para viajar, trazendo uma atenção ainda maior aos destinos catarinenses e, consequentemente, para Camboriú.

Contando com várias atividades de lazer e entretenimento, além dos atrativos que toda cidade de perfil litorâneo resguarda, Balneário Camboriú oferece uma série de passeios para quem quer explorar um pouco mais a cidade, além de suas famosas praias. Entre as opções, os destaques ficam por conta do divertido passeio de barco pirata, de que falamos recentemente em um de nossos posts; de uma visita ao Complexo Turístico Cristo Luz – o segundo maior monumento turístico do Brasil, com 33 metros de altura, localizado no alto do Morro da Cruz –; e também de um passeio bem tradicional, apreciado principalmente por famílias com filhos: uma visita ao Zoo de Balneário Camboriú ou Zoológico da Santur (o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd), administrado pela Santur (Santa Catarina Turismo).

Oi?! Tudo bem? Sim, eu amanheci de mau humor. Imagem: Erik Araújo

Oi?! Tudo bem? Sim, eu amanheci de mau humor. Imagem: Erik Araújo

Um tigre ou gatinho manhoso. Imagem: Erik Araújo

Um tigre ou gatinho manhoso. Imagem: Erik Araújo

  • Conhecendo o Zoo de Balneário Camboriú

Fundado em 1 dezembro de 1981 e idealizado por Cyro Gevaerd, ex-presidente da SANTUR (Santa Catarina Turismo S.A.), o Zoo de Balneário Camboriú reúne, atualmente, cerca de “1.200 animais, distribuídos em 91 espécies de aves, 29 de mamíferos, 24 de répteis. Além das atrações já existentes, fazem parte do complexo um Núcleo de Educação Ambiental, um terrário e um moderno berçário” (Fonte: http://www.zoobalneariocamboriu.com.br/).


Desenvolvendo um importante trabalho de preservação de várias espécies de animais e de conscientização da população e de seus visitantes sobre a importância da preservação da natureza, o zoológico não só tornou-se uma importante ferramenta educativa, como também um dos atrativos da cidade, atraindo visitantes e apreciadores de animais.

  • Aves e mamíferos do Zoológico de Camboriú

Para dar início a uma visita ao zoológico, dou umas dicas. Logo na entrada do complexo, há um mapa informativo que sinaliza por onde estão espalhadas as atrações do local. Para melhor se situar, fotografe o mapinha, pois, além dessas informações serem úteis no decorrer do passeio e do complexo ser bem sinalizado, é sempre um facilitador possuir a visão do todo e entender a dinâmica de distribuição e agrupamento dos animais.

O tempo médio para visitação pode atingir pelo menos 1 hora – caso o visitante seja mais apressadinho e menos detalhista. Recomendamos, no entanto, uma visita com pelo menos 2 horas (4 se for fotógrafo), para que você tenha tempo suficiente de ver todas as atrações sem correrias. Se for acompanhado por crianças, gaste mais tempo na observação dos animais. Fará bem ao pequeno este contato com a natureza.

Ararajuba. Imagem: Erik Araújo

Ararajuba. Imagem: Erik Araújo

Casuar uma ave bem peculiar. Imagem: Erik Araújo

Casuar uma ave bem peculiar. Imagem: Erik Araújo

O zoológico, como citei anteriormente, conta com aproximadamente 1200 animais, compreendendo 91 espécies de aves, entre elas o peculiar Casuar, um parente distante dos avestruzes e emas que tem origem na Oceania. A ave de grande porte se destaca por possuir uma placa esponjosa na cabeça, que lembra bastante um chifre. Praticamente um Avestruz Unicórnio =P

Além de um grande número de aves, o zoológico conta com mais de 29 espécies de mamíferos, cabendo destaque aos primatas, como o imponente e exótico macaco mandril (normalmente confundido com babuínos); o bugio; o macaco-aranha; o macaco-prego e até o interessante e furtivo macaco da noite; e outros animais que a Jana simplesmente adora – sim, ela não estava ao meu lado nessa visita, mas eu saí fotografando todos os bichanos pelos quais a mocinha nutre um amor especial: como macacos, vacas, lhamas e alpacas.

Macaco mandril em Balneário Camboriú. Imagem: Erik Araújo

Macaco mandril em Balneário Camboriú. Imagem: Erik Araújo

Lhama. Imagem: Erik Araújo

Lhama. Imagem: Erik Araújo

Sim, Jana teve uma crise de fofurice quando viu esta Lhaminha. Imagem: Erik Araújo

Sim, Jana teve uma crise de fofurice quando viu esta Lhaminha. Imagem: Erik Araújo

Depois de fotografar todos os bichanos que a Jana adora, fui, finalmente, percorrer uma das alamedas mais visitadas do Zoo Balneário Camboriú: o recinto dos simpáticos tigres, leões, lobo-guará e cervo dama. Tudo bem que acabei dando uma de paparazzi e flagrei um casal de leões em um momento íntimo e choquei toda a sociedade brasileira com meus flashes! =P

Leoa e leão assanhadinhos ao fundo. Imagem: Erik Araújo

Leoa e leão assanhadinhos ao fundo. Imagem: Erik Araújo

Cervo Dama. Imagem: Erik Araújo

Cervo Dama. Imagem: Erik Araújo

O tímido lobo-guará. Imagem: Erik Araújo

O tímido lobo-guará. Imagem: Erik Araújo

Além  do momento lua de mel dos leões que flagrei nesta visita, por ter gastado bastante tempo em frente ao habitat dos leões e tigres, acabei também flagrando uma estranha performance desses grandes felinos: uma espécie de dancinha ou algo parecido (eu acho!). Por sorte, muitos dos meus companheiros de viagem também se entregaram ao charme dos gatinhos gigantes e deixaram eu fazer minhas fotos e filmagens com calma. Confira, então, o vídeo do nosso Instagram com a dancinha dos tigres.

  • Peixes e Répteis também representados no Zoo

Além de belas aves e mamíferos, peixes e répteis também têm seu lugar no zoo de Camboriú. Para os aficionados por peixes, o complexo não conta com exemplares de grandes dimensões, mas, ainda assim, é um espetáculo de cores, que encanta tanto adultos, quanto crianças.

Aos apreciadores de serpentes e répteis – número cada vez mais crescente –, o Zoo de Balneário Camboriú conta com nove espécies de serpentes, entre elas a cobra do milho, amplamente adotada como animal de estimação. Atualmente, muitas pessoas estão adotando répteis como pets e muito tem se desmistificado com relação a estes animais de sangue frio.

  • O Museu do Complexo Ambiental Cyro Gevaerd

Além da observação dos animais, um dos pontos que merece bastante atenção durante uma visita ao Zoo de Balneário Camboriú é o museu localizado no interior do complexo. Visitantes menos atentos podem acabar passando por ele sem notar, mas o local realmente vale uma olhadela. Dentre suas alas e atrativos, o Museu do Complexo reúne:

– O Museu Arqueológico: Engloba peças com datas superiores a 3000 anos, entre artefatos e ossadas indígenas – inclusive uma raríssima ossada de uma índia grávida. Entre os artefatos, há vários utensílios utilizados pela tribo, que provavelmente habitava a região onde as escavações aconteceram: na Praia de Laranjeiras;

– MAC (Museu do Artesanato Catarinense): Conta com mais de 700 peças, que retratam a influência dos mais de 30 povos (em sua maioria europeus) no processo de colonização do estado;

– Museu Oceanográfico: Nessa ala estão expostos exemplares de peixes, moluscos e crustáceos da costa catarinense, além ainda de arraias e tubarões embalsamados;

– Taxidermia e Esqueletos: Esta ala do museu possui uma grande coleção de animais empalhados, reproduzindo as condições do animal quando em vida. O acervo é bastante complexo, tendo em sua composição aves, mamíferos e répteis.

Macaquinho enamorado. Imagem: Erik Araújo

Macaquinho enamorado. Imagem: Erik Araújo

Se você se interessou em conhecer o Zoo de Balneário Camboriú, reserve um tempinho entre uma ida à praia e outra e visite este importante complexo dedicado à preservação das espécies animais e à preservação ambiental. #DicaDoJegue #FicaADica

  • Outras informações:

– Localização: BR 101, KM137 – Balneário Camboriú – SC

– Tel.: (47) 3367-0033.

– Site oficial: http://www.zoobalneariocamboriu.com.br

  •  Agradecimentos

A trupe (parcialmente) viajou para Balneário Camboriú a convite da Infinity Blue Resort & Spa; B4T Assessoria e Comunicação; Avianca; Santur e GTA Global Travel Assistance.

Para acompanhar o material produzido no Instagram basta procurar pela #vemproinfinity, #aviancabrasil e #blogueirosembc

Conheça nossa Fanpage!

Siga a nossa trupe no Twitter

 

Compartilhe...
8
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares