Uma das cidades históricas mais charmosas e acolhedoras do Brasil – Tiradentes – receberá entre suas ruas de pedras e seus casarões coloniais a 16ª Edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, que acontecerá este ano entre 23 de agosto e 1 de setembro. Já consolidado no calendário de festivais gastronômicos do Brasil, o evento, que teve sua primeira edição realizada há exatamente 16 anos, visa reunir os melhores chefs de cozinha e artistas na cidade símbolo do charme mineiro. O festival, ao longo de suas edições, já recebeu os mais renomados chefs do Brasil e do mundo, além de visitantes de vários países, que se deliciam nos festins, degustações, shows e exposições.

A extensa programação do evento reúne festins, jantares assinados por chefs renomados – e devidamente harmonizados com vinhos – até a degustação de preparações mais simples, mas não menos saborosas, nos estandes montados em oito restaurantes nos largos da Rodoviária e das Forras. No festival também são apresentados as descobertas “do projeto Expedição Brasil Gastrônomico, que viajou aos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia, São Paulo e ao Distrito Federal para desvendar as práticas tradicionais das mesas locais e mapear técnicas que conduzem aos sabores típicos” (Fonte: Portal Uai).

festgastr

Uma extensa programação cultural também ganhará os recantos de Tiradentes, como apresentações musicais, como a do escritor e cronista Luis Fernando Veríssimo, que se apresentará ao lado do grupo Jazz 6; apresentações teatrais; além da presença de artistas locais da cidade e da vizinha São João Del Rei. Workshops, palestras e bate-papos também farão parte do evento, como o encontro com chefs brasileiros na Pousada Escola Senac e no Fórum Senac de Gastronomia, que irão debater temas específicos e cases da gastronomia; além de degustações no Largo das Forras de produtos diversos, que vão de queijos, vinhos, espumantes a cacau e destilados.

Tiradentes, MG. Imagem: Erik Pzado

Tiradentes, MG. Imagem: Erik Pzado

Entre os chefs convidados para a 16ª Edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, estão: Ariani Malouf, Benny Novak, Bruno Oteiza, Carla Tellini, Celso Freire, Felipe Rameh, Fernando Rivarola, Gerard Bellver, Henrique Gilberto, Juan Manuel, Leonardo Paixão, Maurício Acuña, a baianíssima Tereza Paim (que cuida de dois restaurantes espetaculares na Bahia – o Casa da Tereza, em Salvador, e o Terreiro Bahia, em Praia do Forte) e  William Chen Yen.

Acesse o site oficial do 16ª Edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes  ou a fanpage do evento e programe-se! Para saber o que rola na cidade em outros momentos, acesse o site da Associação Empresarial de Tiradentes – a Asset.

Conheça nossa Fanpage!

Siga a nossa trupe no Twitter

Compartilhe...
1
Share
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares