Jeguiando completa 5 anos de trajetória!


Caros amigos e leitores do Jeguiando, dia 13 de janeiro para nós é, definitivamente, o nosso ano novo! Por essa razão, guardei a nossa pequena retrospectiva do ano passado para a data de hoje e não para o dia 31 de dezembro. 13 de janeiro é, definitivamente, o dia que fechamos um ciclo para darmos lugar a um outro novinho, onde depositamos nossas melhores vibrações e muita esperança! Que 2013 seja um ano bacana e que o nosso jeguinho consiga completar mais e mais anos de muitas histórias e estrada!


Momentos bacanudos a recordar

  • Jeguiando com logo diferente

Ao longo dos anos, o Jeguiando viveu três grandes mudanças não só em seu template, mas sobretudo em seu logo. Ele começou com uma ilustração feita por mim (que muitos diziam parecer um canguru e não um jegue! Hahahahahaha), passou pelo logo fofíssimo desenhado pelo Marcelo Santos (o nosso querido amigo Celo) e hoje o nosso topo e logo é arte do Paulo Duarte, um cartunista baiano bacanudo, que mora em nosso coração e que uniu toda a família em sua ilustração: Jegueton, Erik e eu (Paulo elaborou o nosso novo logo baseado em um dos momentos mais importantes do ano de 2012, o nosso casamento). =)

– 1º logo do Jeguiando (sim, era um jegue e não um canguru)

jeguiando1

– 2º logo do Jeguiando (por Marcelo Santos, o Celo)

Jegue_Amarelo_avatar

– 3º logo e topo do Jeguiando (por Paulo Duarte)

Jeguiando-021

  • O Jeguiando participou da fundação da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem)

Em maio de 2012, aconteceu o lançamento oficial da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem (abbv.net.br), primeira entidade oficial do segmento na América Latina e foi com muita alegria que participamos deste momento, tendo o Jeguiando sido um dos fundadores, juntamente com Abrindo o Bico, Conexão Paris, A Janela Laranja, Jeguiando, Matraqueando, Sundaycooks, Uma Malla pelo Mundo, Viajando com Pimpolhos e Viaje na Viagem. Diante do crescente surgimento de novos blogs de viagem e do processo de profissionalização destes espaços, surgiu também a necessidade não só de agregar e fortalecer estes veículos – que hoje já figuram com uma das principais fontes de informação para quem quer viajar -, como também de estabelecer princípios que determinem a conduta ética e profissional destes sites. A ABBV foi criada para ajudar a construir parâmetros de profissionalização.

abbv png novo

  • O Jeguiando foi citado em matérias bacanas sobre blogs de viagem

Este ano, com muito orgulho, o Jeguiando figurou em várias matérias sobre o nicho de blogs de viagem e a importância desses espaços, divindo espaço com blogs que admiramos. Dentre as principais matérias, destacamos a matéria “Turistas Crônicos”, da revista Viagem e Turismo, publicada pela Editora Abril na edição de agosto; a matéria “Viajando na Blogosfera“, publicada no portal de viagens TimeOut (http://www.timeout.com.br/viagem/), ligado ao IG; a matéria “Viagem planejada com antecedência pode ficar até 60% mais barata”, do Correio24horas e “Na rede, blogueiros se tornam referência para turistas” do  Globo.com.

capa02

  • O Jeguiando fez grandes viagens e, sobretudo, grandes amigos – Alguns destaques

– Cinema no Rio São Francisco

2012 começou com uma grande e linda viagem pelo Rio São Francisco, a bordo do Lumiar para acompanhar o projeto Cinema no Rio. Pensando em levar cinema para quem nunca teve, até então, acesso a esse universo onírico, o projeto, idealizado por Inácio Neves, acontece desde 2004 e percorre o rio São Francisco “com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, exibindo filmes para as comunidades ribeirinhas” (Fonte da citação: Sinal de Fumaça – A comunicação original). Durante 10 dias, embarquei no Lumiar e acompanhei a equipe que faz o projeto acontecer trabalhar a todo vapor. Foi uma das viagens mais significativas de minha vida e, sem dúvidas, a do Jeguiando.

Jeguiando no Cinema no Rio. Imagem: Janaína Calaça

Jeguiando no Cinema no Rio. Imagem: Janaína Calaça

Um abraço apertado a todos os meus companheiros queridos de viagem e que me deixaram saudade: Juju (menina serelepe!), Góia (minha querida Góia!), Zinho (o cozinheiro mais bacana de todos os tempos), Vi, Iasmin (Deeeeeeeeeeeeeus!), Tetê, Marcela, Pamilla, Aninha (ser de luz), Fossati e André Teixeira (um dia aprendo a fotografar como vocês!), Débora, Sylvain, Rafinha, Mu, Lu, Paulinho, Matheus, Inácio, Fred, Adilson (que evitou, várias vezes, que eu despencasse dos barrancos) e toda a tripulação e a galera do técnico, que deu um duro danado! Ah, não podia esquecer da Érika, da Pati, do Alan, da Dani, que também estiveram com a gente no comecinho! Saudades docêis tudo!

 – Patagônia Chilena

Na estrada, rumo a Torres del Paine. Imagem: Janaína Calaça

Na estrada, rumo a Torres del Paine. Imagem: Janaína Calaça

Depois do Rio São Francisco, sem dúvidas, a viagem mais emocionante deste ano foi à Patagônia Chilena. Foi um sonho realizado, daqueles que a gente escreve em um caderninho um dia e promete a si mesmo cumprir quando puder. Este ano, a convite do Turismo Chile, do Servicio Nacional de Turismo de la Región de Magallanes y Antártica Chilena e da Cámara de Empresarios de Turismo Austro Chile, o Jeguiando teve a oportunidade de chegar a um dos lugares mais fantásticos do mundo (tenho certeza disso!), pelas suas belezas naturais. Uma das cenas mais emocionantes (dentre muitas) que presenciei foi a de um enorme rebanho de ovelhas invadir a frente de nosso ônibus – aquelas cenas que você agradece estar vivo e ter o privilégio de presenciar.

P.S: Não posso deixar de agradecer a Mari Campos pela importância que ela teve na realização desse sonho. Obrigada pelo apoio e carinho de sempre, Mari!

– Paris e Montpellier

Torre Eiffel em Paris. Imagem: Janaína Calaça

Torre Eiffel em Paris. Imagem: Janaína Calaça

Outra viagem emocionante e especial (principalmente pelos amigos que fiz – Pam Fernandes e Thiago Khoury, do divertidíssimo blog Rodei,) foi a Paris e Montpellier a convite da Atout France. Além de conhecer a famosa cidade do amor de um jeito diferente, ainda tive a oportunidade de conhecer a vibrante cidade de Montpellier, no sul da França, que reúne mais de 1000 anos de história (em seu centro histórico, o viajante tem a oportunidade de caminhar por entre várias – várias mesmo – edificações medievais).

Pam, Thi e eu. Imagem:Janaína Calaça

Pam, Thi e eu. Imagem: Janaína Calaça

– British Columbia – Vancouver, Sun Peaks e Whistler

Por um tempo em minha vida, trabalhei como revisora para uma revista chamada Brasil-Canadá e, enquanto revisava as matérias, anotava os lugares para onde gostaria de ir no país, quando fosse possível. Um desses destinos era British Columbia. Um dos momentos mais emocionantes dessa viagem (entre os muitos que vivi ao lado do Erik) foi a de ver de perto imagens que só havia visto através de fotografias, na época em que trabalhava como freela para a Editora Conteúdo. Correndo o risco de parecer piegas, foi difícil segurar o nó na garganta quando me dei conta que estava colocando os pés em lugares que só figuravam, até então, no meu imaginário.

Erik e eu, na estrada, em British Columbia. Imagem: Ari Paleta

Erik e eu, na estrada, em British Columbia. Imagem: Ari Paleta

Além de presenteados com lindas paisagens, a viagem ao Canadá (que aconteceu a convite da Comissão Canadense de Turismo – CCT) nos trouxe também bons amigos de quebra. Um abraço especial (muitooooooooo especial) a Priscila De Martini, José Mauro Nassar e Ari Paleta (saudade grande de vocês!), que nos acompanharam em todas aventuras. =)

Pri, Zé, Erik, eu e Ari. Imagem: Jeguiando

Pri, Zé, Erik, eu e Ari. Imagem: Jeguiando

Viajamos muito por São Paulo, fiz uma viagem bacaníssima para a Península do Maraú, no sul da Bahia (para a primeira fase do projeto O que é que a Bahia tem – #oqueehqueabahiatem) ao lado de uma velha amiga – Lorena Grisi – e acabei o ano na cidade maravilhosa – Rio de Janeiro – ao lado do Erik, de minha grande, querida e sempre presente amiga Clarissa Donda, do blog Dondeando por aí (que foi uma peça importantíssima em minha vida neste ano, durante os momentos difíceis que vivemos por problemas de saúde em nossa família). Dondinha, você sabe o quanto me ajudou e serei grata sempre por todo apoio, colo e força!

Donda, eu, Mark e Erik no Réveillon de Copacabana. Imagem: Erik Pzado

Donda, eu, Mark e Erik no Réveillon de Copacabana. Imagem: Erik Pzado

Depois de dias na cidade maravilhosa (onde revi uma querida amiga também – Julie Fank) e do Réveillon em Copacabana, conheci, finalmente, uma cidade que sempre povoou meu imaginário (principalmente nos anos em que estudei Letras na Universidade Federal da Bahia) – Paraty. Foi o maior perrengue, mas, mesmo assim, adorei a cidade e voltarei lá com mais calma, em baixa estação e sem chuva! Hahahahahaha.

Foi um ano de muita estrada, muitas viagens, muitas alegrias, muitas dificuldades (com as quais ainda estamos lidando hoje), mas, sobretudo, mais um ano em que o Jeguiando foi parte importante em nossas vidas (sem ele, nem metade das alegrias que vivenciamos teriam acontecido!).

Trabalhamos muito, crescemos muito, criamos muito, vivemos intensamente cada conquista! Os momentos difíceis nos baquearam, nos abalaram, mas estamos mais de pé do que nunca, criando novos planos e batalhando para o Jeguinho não parar tão cedo! O Jeguiando é parte da gente, um pedaço, uma artéria importante que irriga de força a nossa existência. Ao Jeguiando, só tenho a agradecer!

Zenaide, painho, eu, mainha e Erik. Imagem: Erik Pzado

Zenaide, painho, eu, mainha e Erik. Imagem: Erik Pzado

Deixo então um abraço especial à minha família (que está longe, mas está sempre presente em nossas vidas), aos amigos verdadeiros (aqueles que não nos deixaram na mão quando mais precisamos) e a todos os parceiros que sempre nos apoiam e acreditam em nosso trabalho (vocês foram essenciais para nós!). Muito, muito obrigada mesmo!

Feliz 5 anos de trajetória, Jeguiando!

Um grande abraço da trupe,

Jegueton, Erik e Jana.

Acompanhe o Jeguiando nas redes sociais!

Conheça nossa fanpage!

https://www.facebook.com/Jeguiando?ref=hl

 

Compartilhe...
130
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

11 Comentários

  1. Thiago disse:

    Meu bem, foi um prazer fazer parte dos 5 anos do Jegue. Eu ja me sinto um tio distante do Jegueton, fazendo uma secao de fotos do bichinho no cemiterio de Montparnasse! Rs Que venham novas viagens, novos posts e novos amigos – mas que os antiggos permanecam! Bjos, parabens pelo sucesso!

    • Thiaguinho, que os bons amigos permaneçam sempre!

      Um dos grandes baratos das viagens é conquistar amigos em várias partes do mundo e sempre ter um abraço esperando quando voltarmos àquele destino. Sei que quando for em BH, terei vários abraços para dar e para receber e o seu é um deles!

      Um grande abraço apertado, meu nêgo!

      Jana.

  2. Rubia disse:

    Jana, Erik e jegue,
    Sucesso não é sorte, é fruto de trabalho. Só posso deixar meus parabéns pelo trabalho que vocês fizeram nesses 5 anos, deixando o jeguiando esse bloguinho lindo, que faz a gente mergulhar no destino e viajar junto com vocês.

    Sou fã!
    Um beijo e um cheiro!

    • Rubita, só tenho a agradecer pela confiança de sempre, por confiar em nosso trabalho e sempre nos apoiar também. Por essa razão,você é para nós parte dessa festa, deste momento de alegria e realização!

      Valeu, Rubita!!!!!!!!

      Beijão,

      Jegueton, Erik e Jana.

  3. Mari Campos disse:

    Janoca e Erik, não conseguia comentar ontem, então voltei hoje 😀 Só posso dizer pra família Jeguiando “Feliz Aniversário!!!!” . Que esses cinco anos de sucesso, trabalho e reconhecimento sejam só a pontinha do iceberg de tudo que ainda vem por aí. Beijo grande procêis!

  4. Rafael disse:

    Parabéns e muito sucesso! Os próximos cinco anos serão ainda melhores. =)

  5. Lucia Malla disse:

    Parabéns, Jana!! Pelos 5 anos de uma trajetória bloguística super-bacana – e que hopefully ainda está apenas começando!! 🙂

    • Lucia, minha nêga,

      qnd nos conhecemos o Jeguinho não havia completado nem um ano e você, certamente, foi uma das minhas grandes inspiradoras e, de quebra, estava ao meu lado qnd nadei com um tutuba pela primeira vez! =)

      Já sabe o quanto de importância vc tem para mim, né?

      Beijão,

      Jana.

  6. Parabéns! Vi que este post é de 2013, então já são muito mais que 5 anos, heheeh! Daí algo para nós, blogueiros iniciantes, nos espelharmos! 🙂


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares