Foi divulgado hoje, 06 de novembro, o resultado da pesquisa realizada pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem (www.abbv.net.br), em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação (www.idealispesquisa.com.br), que, entre os dias 3 a 14 de outubro de 2012, foi implantada por 40 blogs associados à ABBV entre seus leitores. O estudo buscava conhecer um pouco mais o perfil dos turistas brasileiros e descobrir quais as principais referências que estes utilizam para planejar suas viagens. Para realizar a pesquisa A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro foram ouvidas 2.276 pessoas.

A pesquisa trouxe um panorama interessante sobre o perfil do turista brasileiro atual: os viajantes têm se tornado cada vez mais independentes, ou seja, têm buscado planejar suas viagens sozinhos e têm utilizado intensamente a internet como fonte de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e passagens aéreas. E, quando falamos em busca de informações na internet, “70% dos leitores que participaram da pesquisa afirmaram que utilizam blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha do destino, o que confirma a importância do segmento na tomada de decisão do viajante”.

Segundo o estudo e como mostra o quadro acima, a “indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em seguida, com 37%. A minoria dos leitores, 12%, escolhe para onde vai nas férias através de pacotes de agências de viagens”.

Dois pontos também se destacaram na pesquisa: a relação de confiança entre o leitor e os blogs e o número de pessoas que leem blogs sem necessariamente estarem planejando uma viagem! Sobre a relação de confiança entre leitor e blog, “o estudo da ABBV revela que 68% dos leitores afirmam “confiar muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. Este número é mais do que o dobro em relação à confiança nas informações publicadas pelas revistas de turismo, que aparecem em segundo lugar, com 32%. Já as agências de viagem representam o meio em que os leitores menos confiam: apenas 13% levam em conta as informações fornecidas pelas agências”, ou seja, cada vez mais os blogs devem cuidar de seu maior bem e capital – a credibilidade perante o seu público. Já com relação ao número de pessoas (69%) que leem blogs sem necessariamente estarem planejando uma viagem, novamente os dados apontam para outro ponto de destaque do trabalho dos blogueiros: não só trazemos informações sobre destinos, mas inspiramos viajantes com nossas histórias. Responsabilidade grande, não? 🙂

Para conhecer um pouco mais sobre o viajante brasileiro e a dimensão do alcance dos blogs, deixo então o convite para acessarem o relatório da pesquisa A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro, que encontra-se disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBV.

CONTATO
ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem
Site: www.abbv.net.br
E-mail: contato@abbv.net.br
Facebook: abbv.brasil
Twitter: @abbv_brasil

A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, fundada em maio de  2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defende os interesses dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

Compartilhe...
2
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares