Um dos meus grandes projetos de vida é ter a oportunidade de conhecer o Brasil – de suas capitais às suas mais remotas cidadezinhas e vilarejos. Se vou conseguir dar cabo do meu projeto? Não sei! Mas disposição e vontade eu tenho para a empreitada! Conhecer uma cidade não se resume a visitar seus pontos turísticos, saborear pratos típicos, tirar fotos e trazer um souvenir para a casa.  Conhecer sua história, suas manifestações culturais, lendas e mitos tem, cada vez mais, despertado meu interesse e curiosidade. A memória local, seus rituais, seus mitos, suas lendas são caminhos para um conhecimento profundo de um destino e de seus símbolos identitários. Pensando nisso, resolvi pontuar algumas lendas que atravessam o Brasil e que fazem parte do caldo cultural onde estamos imersos.

  • A serpente encantada – São Luís, Maranhão

São Luís, no Maranhão, é conhecida principalmente pela beleza de seus lençóis, de suas dunas de areia fina e dos seus casarões, que conservam, nas reentrâncias de suas paredes, lembranças do tempo de Brasil-colônia. Seus habitantes, no entanto, conhecem uma São Luís envolvida pela atmosfera mítica da serpente encantada. A primeira vez que ouvi falar da serpente foi na voz de Zeca Baleiro, maranhense que sempre trouxe em suas canções o estado desenhado através de velhos mitos e lendas.

Segundo Fernando Kitzinger Dannemann, em seu artigo Serpente Encantada de São Luís, “diz a lenda que uma serpente adormecida cresce pouco a pouco ao redor da ilha de São Luís, e no dia em que sua cauda encontrar a cabeça, o monstro destruirá a cidade, fazendo com que ela seja tragada para sempre pelo oceano. Afirma-se, também, que um dos locais em que é possível confirmar tal história é a Fonte do Ribeirão, onde está a cabeça do animal, e quem olhar através das grades da entrada, poderá reparar nos medonhos olhos da cobra luzindo na escuridão. Segundo a crença, a gigantesca serpente encantada habitaria as galerias subterrâneas que percorrem  o Centro Histórico de São Luis, e do seu corpo descomunal a barriga encontra-se à altura da igreja do Carmo, e a cauda à da igreja de São Pantaleão”.

A lenda, de acordo com Dannemann, pode estar intrisecamente ligada às construções subterrâneas que permeiam a capital maranhense e onde, provavelmente, a serpente habita e permanece adormecida, até o dia em que suas presas, ao abocanharem seu rabo, fariam o animal acordar, levando a cidade às profundezas do mar, fechando, assim, o ciclo de vida de São Luís no atar de suas duas pontas.

Para saber mais um pouco sobre a lenda da Serpente Encantada, deixo como indicação da leitura do artigo de Dannemann, a Serpente Encantada de São Luís, e a canção do Zeca Baleiro como convite.

  • A Serpente -  Zeca Baleiro

“Diz a lenda que ao redor da ilha de
São Luís vive uma serpente sempre a crescer.
Um dia a sua cauda alcançará a sua cabeça,
e num abraço, ela destruirá e afundará
a cidade nas profundezas do oceano…

Céu azul, rio anil,
dorme a serpente.
Levanta miss serpente,
põe tua lente de contato,
mira dos mirantes,
os piratas não param de chegar.
Vem, vem ver como é que é,
vem sacudir a ilha grande,
vem dançar, vem dançar.
Alhadef te espera na casa de nagô.

Eu quero ver,
eu quero ver a serpente acordar.
Eu quero ver,
eu quero ver a serpente acordar,
pra nunca mais a cidade dormir,
pra nunca mais a cidade dormir.

Acorda, mademoiselle serpente,
desfila na rua da inveja dessa gente.
Vem que o touro encantado
já te espera acordado,
ouve o coro do meu batalhão pesado.

Acorda milady,
vem ver São joão,
vem cá, vem dançar,
com teu cazumbá.
Desperta do sono,
derrama veneno,
faz tua fuzarca
o teu carnaval.
Alhadef te espera na casa de nagô”.

Siga-nos no Twitter!

*Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.
**Comentários ofensivos serão deletados.

17 Comentários

  1. Rubia disse:

    Jana, eu to rindo muito aqui, mas gostei mesmo da lenda.
    hauahauahuahauaa

    beijos

  2. Erik PZado disse:

    Neguinha,

    Como já te disse algumas vezes, essa é uma cidade pela qual tenho muito carinho.

    Gente feliz, acolhedora, culta e de personalidade! Uma terra adorável na qual quero pisar novamente com você ao meu lado.

    Te amo.

  3. maria disse:

    hummmmmmm a serpente é um dos gonverantes q até hoje não morreu então quando ele morrer ai são luiz vai viver… kkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. alexandro disse:

    nossa, essa lenda é muito envolvente.adorei…

  5. silvio serra disse:

    sou maranhense da gema , nasci na maternidade benedito leite (ludovicente). criei o bloco da serpente há 13anos em virtude á lenda da minha terra. o meu bloco alem da grande serpente de 15m agrupei tambem as lendas brasileiras em formato de bonecos (sou artista plástico,prod.cultural e artesão), faço meus propios bonecos ex:saci pererê,curupira,caipora,cuca, rei dos homens e maquetes dos demais como:carruagem de ana jansen,navio maria celeste,bonde da ilusão,boi tatá,mula sem cabeça,etc…e todos esses personagens e acompanhados de músicas proprias composta p/ mim e minha irmã ana serra . este ano fomos premiados pela divessidade e criação e com o premio iremos produzir o nosso primeiro cd .

  6. allane disse:

    gostei,esta bm explicada agora posso fazer meu trabalho de escola…

  7. luck disse:

    que isso lenda massa mas cuidado em! quem vai saber se e verdade vo vazar daqui mas duvido
    !!

  8. janete disse:

    gostei muito lçshoidgyeagiosrio~ygdsngdcb

  9. Mary Garrido disse:

    Visitei são luis amei d+++….

    • Erik PZado disse:

      Como não amar? Clima delicioso já com forte influência amazônica embora seja o último estado do Nordeste. Divino! Aliás, a proximidade à linha do Equador torna o céu um caso totalmente à parte!

  10. francilene silva de sousa disse:

    sou maranhese e hoje estou em aparecida de goiania,mais meu coração está em são luis.uma das ilha mais bela do mundo,lugar onde realmente as pessoas são herdeiros de uma grande umildade.lugar onde as pessoas veem alem do dinheiro,terra onde somos visto pelo o coração e ñ pelas finaças.tenho orgulho beniguino de ser maranhense,deixo aqui meu abraço a todos os meus conterraneo,pra todos que tiveram o previlégio de conhecer e tambem pra os que dezejam conhecer,lembrando que ñ é so história é realidade!!!!

  11. dayane disse:

    me ajudou muito no meu trabalho de portugues continuem assim

  12. Justin Silva disse:

    Buen site :D

  13. Justin Silva disse:

    Me ajudo mucho en mi trabajo =D


Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail Anuncie_aqui_no_Jeguiando

Pesquisar

  Lojinha_do_Jeguiando     Guia_Destinos_de_Inverno Produtos_Submarino

Destaques do Jeguiando

    Interior_de_Sao_Paulo Canadá_topo2

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: