Moqueca Capixaba em SP – Restaurante Meaípe


  • Uma experiência afetiva

Ao acordar e ver um belo “Dia Solar”, como a Jana sempre cita, identifiquei uma oportunidade de trazer um pouco de aconchego ao fim de semana que acabava de começar. Assistindo na tv uma reportagem que citou uma moqueca, a Jana rapidamente disparou um sonoro “… Hmmm, que delícia…” e dado o grande gancho decidi fazer esta surpresinha. Vasculhei a memória de elefante e lembrei de uma tarde quente e parecida com a que vivíamos, onde fui levado a um restaurante bastante simples e com um cardápio bastante específico e propício para a ocasião, o Restaurante Meaípe, indicação de um grande amigo e gerente comercial, o J.R. Morelli.

Fachada do restaurante

Restaurante Meaípe, São Paulo. Imagem: Erik PZado

Lembrava-me que o restaurante era simples, bastante requisitado e referência na iguaria. Para quem está longe de casa, os sabores são em especial uma forma de lembrar das coisas simples e gostosas que povoam nossa mente e quis valer-me justamente desse recurso para tirar um sorrisão de Jana. Tudo isso é apenas introdutório e vamos diretamente ao que interessa, o restaurante e a experiência que vivemos.

Depois de errar um bocado, consegui finalmente achar o restaurante e, ao chegarmos no local, o proprietário Paulo César Casagrande, o Paulão, dava uma aula sobre preparo e composição da especialidade da casa a dois de seus clientes.

Paulo César e seus clientes

A atenção de Paulão é um diferencial. Imagem: Erik Pzado

  • O Restaurante Meaípe – Moqueca Capixaba

O lugar, bastante simples, sem luxos e localizado num badalado endereço de São Paulo, possui um cardápio carregado de informações culturais sobre o estado do Espírito Santo.

Simplicidade

Visão do salão principal e entrada. Imagem: Erik Pzado

  • A Moqueca Capixaba

Falando de moqueca existem apenas duas opções: a Moqueca de Peixe e a Moqueca de Peixe com Camarão. Depois de um pouquinho de dúvida ao olhar o cardápio, optamos pela opção finalizada com camarões.

Moqueca capixaba

Moqueca capixaba com camarões. Imagem: Erik Pzado

A apresentação do prato é feita na clássica panela de barro, com sua coloração mais que tradicional e bem acompanhada por um belo pirão de peixe (igualmente servido numa panela de barro) e arroz. Nas mesas, há à sua disposição farinha de mandioca e pimenta.

Pirão de peixe

Pirão de peixe. Imagem: Erik Pzado

Algo que realmente chama a atenção na casa é o fato de que os pratos são preparados na hora do pedido. As porções ficam montadas e resfriadas segundo conta Paulão. Uma vez realizado o pedido, lá se vai a panelinha diretamente ao fogo para que, rapidamente, chegue a deliciosa e fumegante refeição até sua mesa.

Pzado e Jana bem acompanhados da moqueca

Pzado e Jana bem acompanhados da moqueca do Meaípe. Imagem: Paulão

  • Um pouco de história

Um ponto forte da visita é a atenção dada a todos os clientes pelo Paulão, o poliglota, viajado e divertidíssimo proprietário da casa, que sempre tem disposição para revelar todos os segredos para o preparo de uma deliciosa moqueca.

A casa possui diversos referenciais ao estado capixaba, desde fotos e artefatos, que inspiram a lembrança do cantor Roberto Carlos (conterrâneo do proprietário), quanto a bandeira com sua inspiradora inscrição “Trabalha e Confia”. Outros itens do imaginário capixaba ainda marcam presença como mapas, miniaturas do ônibus da Itapemirim e bebidas típicas, como o refrigerante Coroa.

Salão principal

Salão principal. Imagem: Erik Pzado

Além da óbvia experiência gastronômica, a casa ainda conta com a distribuição dos exemplares trimestrais do jornal Capixaba-Paulista, onde Paulão atua como Editor Geral, sempre apresentando fatos, curiosidades e eventos relacionados ao estado do Espírito Santo.

Mesmo sendo a moqueca capixaba um tanto diferente da moqueca baiana, pude ver a alegria de Jana Calaça ao saborear o que segundo a mesma os baianos chamariam de um delicioso ensopado baiano. Bon Apetit!

  • Mais informações:

Restaurante Meaípe – Rua Fradique Coutinho, 276 – Pinheiros – SP. (11) 3088-9103.

Siga-nos no Twitter!

    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

12 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Erik PZado Araujo, jana_calaca, Jegueton, Os Descasados, Oficina do Diabo and others. Oficina do Diabo said: RT @pzado: Hoje no @Jeguiando, Moqueca Capixaba em SP, Uma experiência afetiva no Restaurante Meaípe – http://bit.ly/exCCrJ […]

  2. Cilene disse:

    Muito boa essa dica! Vou experimentar, parece ser maravilhosa!

  3. Erik Pzado disse:

    Oi Cilene, o lugar merece mesmo uma visita, a comida realmente nos transporta para fora de SP, mesmo havendo o alarido dos carros transitando pela rua.

  4. Eliane disse:

    Delicia! Como a familia dos meus pais é toda do ES, nasci e cresci saboreando essa e outras delícias de lá! Curtindo a praia de Meaípe tb! Esse post me deu saudade! 🙂

    Bjs, Eliane

    • Erik Pzado disse:

      Pôxa Eliane, fiquei feliz em ler esse seu comentário.
      Acho que consegui no meu primeiro post solo (e revisado pela Jana) atingir o objetivo: Trazer boas recordações e despertar vontade aos que desconhecem.

      Obrigado pelo feedback 🙂

  5. Nadiva Olivier disse:

    Erik
    Muito bom o post. Agradeço. Pode dar idéia dos preços médios?

    • Erik Pzado disse:

      Olá Nadiva,

      O preço varia de acordo com o dia, semana ou fim de semana. Mas no almoço do sábado virou por volta de 45 por pessoa, já que optamos pela opção com camarão e nos esbaldamos de “Tubaína”.

      Já gastei mais para me divertir menos! 🙂 Sei que durante a semana é mais barato. Vale dar uma ligada e confirmar os preços.

      • Nadiva Olivier disse:

        Erik
        Agradeço a informação sobre os preços. São Paulo está ficando uma cidade totalmente inviável em termos de preços. Por isso perguntei. É um bom preço mesmo. E a foto da moqueca, imperdível. Vou lá no fim de semana.

  6. Josiane disse:

    Poxa vida! Adorei o blog, ótimaaas dicas, principalmente para marinheiro de primeira viagem, literalmente. Adoro visitar esse tipo de blog, vou começar a fazer turismo agora pela faculdade Brasília, o IESB…empolgada e feliz por estar unindo o útil ao agradável…é sempre tão bomm… =)
    Vou visitar aqui sempre..=D Até mais

    • Erik Pzado disse:

      Oi Josiane,
      Ficamos felizes com sua visita e comentário!
      Sem dúvidas o turismo é uma das mais deliciosas atividades, até por nos proporcionar um tiquinho de contato com outras realidade. Parabéns pela decisão de ingressar nessa área e sucesso!

  7. Tom disse:

    Legal sua reportagem, mas nao tem cabimento comparar a moqueca capixaba com a baiana, sao muito diferentes e, no meu gosto, a capixaba ganha de lavada. O dendê e o leite de coco da baiana estragam tudo.

    Pelas fotos, achei a moqueca um pouco sem cor… Se tiver a oportunidade, venha ate Guarapari/es, no bairro Meaipe, e almoce no restaurante curuca, o melhor restaurante de moqueca capixaba do pais. Visite o site: http://www.cantinhodocuruca.com.br/

    Abraços

  8. Tom disse:

    Complementando o ultimo comentário que fiz.

    Sou um baiano que morou 25 anos em Guarapari/ES. Comparar a Moqueca Capixaba com a Moqueca Baiana e/ou rebaixar a Moqueca Capixaba a peixe cozido, ensopado ou peixada, é uma coisa que ofende os capixabas, pois é um prato único do ES, com ingredientes e forma de preparo específicos.

    Sei que a comparação feita na reportagem não foi pra ofender, não estou jogando pedras. Apenas estou orientando pra que você não cometa essa gafe se for ao ES.

    Abraços


Anuncie no Jeguiando! 8 anos de viagens! Lojinha_do_Jeguiando

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares

%d blogueiros gostam disto: