Moqueca Capixaba em SP – Restaurante Meaípe


  • Uma experiência afetiva

Ao acordar e ver um belo “Dia Solar”, como a Jana sempre cita, identifiquei uma oportunidade de trazer um pouco de aconchego ao fim de semana que acabava de começar. Assistindo na tv uma reportagem que citou uma moqueca, a Jana rapidamente disparou um sonoro “… Hmmm, que delícia…” e dado o grande gancho decidi fazer esta surpresinha. Vasculhei a memória de elefante e lembrei de uma tarde quente e parecida com a que vivíamos, onde fui levado a um restaurante bastante simples e com um cardápio bastante específico e propício para a ocasião, o Restaurante Meaípe, indicação de um grande amigo e gerente comercial, o J.R. Morelli.

Fachada do restaurante

Restaurante Meaípe, São Paulo. Imagem: Erik PZado

Lembrava-me que o restaurante era simples, bastante requisitado e referência na iguaria. Para quem está longe de casa, os sabores são em especial uma forma de lembrar das coisas simples e gostosas que povoam nossa mente e quis valer-me justamente desse recurso para tirar um sorrisão de Jana. Tudo isso é apenas introdutório e vamos diretamente ao que interessa, o restaurante e a experiência que vivemos.

Depois de errar um bocado, consegui finalmente achar o restaurante e, ao chegarmos no local, o proprietário Paulo César Casagrande, o Paulão, dava uma aula sobre preparo e composição da especialidade da casa a dois de seus clientes.

Paulo César e seus clientes

A atenção de Paulão é um diferencial. Imagem: Erik Pzado

  • O Restaurante Meaípe – Moqueca Capixaba

O lugar, bastante simples, sem luxos e localizado num badalado endereço de São Paulo, possui um cardápio carregado de informações culturais sobre o estado do Espírito Santo.

Simplicidade

Visão do salão principal e entrada. Imagem: Erik Pzado

  • A Moqueca Capixaba

Falando de moqueca existem apenas duas opções: a Moqueca de Peixe e a Moqueca de Peixe com Camarão. Depois de um pouquinho de dúvida ao olhar o cardápio, optamos pela opção finalizada com camarões.

Moqueca capixaba

Moqueca capixaba com camarões. Imagem: Erik Pzado

A apresentação do prato é feita na clássica panela de barro, com sua coloração mais que tradicional e bem acompanhada por um belo pirão de peixe (igualmente servido numa panela de barro) e arroz. Nas mesas, há à sua disposição farinha de mandioca e pimenta.

Pirão de peixe

Pirão de peixe. Imagem: Erik Pzado

Algo que realmente chama a atenção na casa é o fato de que os pratos são preparados na hora do pedido. As porções ficam montadas e resfriadas segundo conta Paulão. Uma vez realizado o pedido, lá se vai a panelinha diretamente ao fogo para que, rapidamente, chegue a deliciosa e fumegante refeição até sua mesa.

Pzado e Jana bem acompanhados da moqueca

Pzado e Jana bem acompanhados da moqueca do Meaípe. Imagem: Paulão

  • Um pouco de história

Um ponto forte da visita é a atenção dada a todos os clientes pelo Paulão, o poliglota, viajado e divertidíssimo proprietário da casa, que sempre tem disposição para revelar todos os segredos para o preparo de uma deliciosa moqueca.

A casa possui diversos referenciais ao estado capixaba, desde fotos e artefatos, que inspiram a lembrança do cantor Roberto Carlos (conterrâneo do proprietário), quanto a bandeira com sua inspiradora inscrição “Trabalha e Confia”. Outros itens do imaginário capixaba ainda marcam presença como mapas, miniaturas do ônibus da Itapemirim e bebidas típicas, como o refrigerante Coroa.

Salão principal

Salão principal. Imagem: Erik Pzado

Além da óbvia experiência gastronômica, a casa ainda conta com a distribuição dos exemplares trimestrais do jornal Capixaba-Paulista, onde Paulão atua como Editor Geral, sempre apresentando fatos, curiosidades e eventos relacionados ao estado do Espírito Santo.

Mesmo sendo a moqueca capixaba um tanto diferente da moqueca baiana, pude ver a alegria de Jana Calaça ao saborear o que segundo a mesma os baianos chamariam de um delicioso ensopado baiano. Bon Apetit!

  • Mais informações:

Restaurante Meaípe – Rua Fradique Coutinho, 276 – Pinheiros – SP. (11) 3088-9103.

Siga-nos no Twitter!

Compartilhe...
26
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

12 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Erik PZado Araujo, jana_calaca, Jegueton, Os Descasados, Oficina do Diabo and others. Oficina do Diabo said: RT @pzado: Hoje no @Jeguiando, Moqueca Capixaba em SP, Uma experiência afetiva no Restaurante Meaípe – http://bit.ly/exCCrJ […]

  2. Cilene disse:

    Muito boa essa dica! Vou experimentar, parece ser maravilhosa!

  3. Erik Pzado disse:

    Oi Cilene, o lugar merece mesmo uma visita, a comida realmente nos transporta para fora de SP, mesmo havendo o alarido dos carros transitando pela rua.

  4. Eliane disse:

    Delicia! Como a familia dos meus pais é toda do ES, nasci e cresci saboreando essa e outras delícias de lá! Curtindo a praia de Meaípe tb! Esse post me deu saudade! 🙂

    Bjs, Eliane

    • Erik Pzado disse:

      Pôxa Eliane, fiquei feliz em ler esse seu comentário.
      Acho que consegui no meu primeiro post solo (e revisado pela Jana) atingir o objetivo: Trazer boas recordações e despertar vontade aos que desconhecem.

      Obrigado pelo feedback 🙂

  5. Nadiva Olivier disse:

    Erik
    Muito bom o post. Agradeço. Pode dar idéia dos preços médios?

    • Erik Pzado disse:

      Olá Nadiva,

      O preço varia de acordo com o dia, semana ou fim de semana. Mas no almoço do sábado virou por volta de 45 por pessoa, já que optamos pela opção com camarão e nos esbaldamos de “Tubaína”.

      Já gastei mais para me divertir menos! 🙂 Sei que durante a semana é mais barato. Vale dar uma ligada e confirmar os preços.

      • Nadiva Olivier disse:

        Erik
        Agradeço a informação sobre os preços. São Paulo está ficando uma cidade totalmente inviável em termos de preços. Por isso perguntei. É um bom preço mesmo. E a foto da moqueca, imperdível. Vou lá no fim de semana.

  6. Josiane disse:

    Poxa vida! Adorei o blog, ótimaaas dicas, principalmente para marinheiro de primeira viagem, literalmente. Adoro visitar esse tipo de blog, vou começar a fazer turismo agora pela faculdade Brasília, o IESB…empolgada e feliz por estar unindo o útil ao agradável…é sempre tão bomm… =)
    Vou visitar aqui sempre..=D Até mais

    • Erik Pzado disse:

      Oi Josiane,
      Ficamos felizes com sua visita e comentário!
      Sem dúvidas o turismo é uma das mais deliciosas atividades, até por nos proporcionar um tiquinho de contato com outras realidade. Parabéns pela decisão de ingressar nessa área e sucesso!

  7. Tom disse:

    Legal sua reportagem, mas nao tem cabimento comparar a moqueca capixaba com a baiana, sao muito diferentes e, no meu gosto, a capixaba ganha de lavada. O dendê e o leite de coco da baiana estragam tudo.

    Pelas fotos, achei a moqueca um pouco sem cor… Se tiver a oportunidade, venha ate Guarapari/es, no bairro Meaipe, e almoce no restaurante curuca, o melhor restaurante de moqueca capixaba do pais. Visite o site: http://www.cantinhodocuruca.com.br/

    Abraços

  8. Tom disse:

    Complementando o ultimo comentário que fiz.

    Sou um baiano que morou 25 anos em Guarapari/ES. Comparar a Moqueca Capixaba com a Moqueca Baiana e/ou rebaixar a Moqueca Capixaba a peixe cozido, ensopado ou peixada, é uma coisa que ofende os capixabas, pois é um prato único do ES, com ingredientes e forma de preparo específicos.

    Sei que a comparação feita na reportagem não foi pra ofender, não estou jogando pedras. Apenas estou orientando pra que você não cometa essa gafe se for ao ES.

    Abraços


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares