A esperança do ano novo pode ser vista explicitamente nos olhos. Nesta época do ano, os olhos ganham um brilho diferente, um brilho que muitos nomeiam de esperança, outros de ansiedade. Lembro-me que, quando menina, eu pelejava para ficar acordada e ver o ano passar. Na minha imaginação infantil, o ano velho, entre poeira de brilho e fogos, apertava as mãos do ano novo e cedia-lhe o lugar, uma espécie de trono dourado de onde e do alto ele regeria nossas vidas por 365 dias. A passagem de ano sempre foi para mim, quando criança, um momento mágico, de profundas mudanças, de muitos planos a serem executados. Abrir a agenda e escrever  em 1º de janeiro era sempre uma oportunidade de fazer a minha vida diferente, de acertar mais e errar menos. Difícil mesmo é manter a força, energia e disposição que temos no primeiro dia do ano. As resoluções de fim de ano são esquecidas entre os papéis amassados, os planos desbotam, a disposição se perde. No final de mais um ciclo, o indivíduo acaba se cobrando por não ter cumprido metade de suas metas e volta a prometer que ano que vem será tudo diferente.

Erik e Jana desejam um Feliz Ano Novo para todos!

Erik e Jana desejam um Feliz Ano Novo para todos!

Aprendi com as resoluções de fim de ano que não há nada mais saudável que não fazê-las! Prefiro criar metas ao longo do ano, metas pequenas, mas consistentes, que crescem à medida que os resultados aparecem e que você se dá conta que tudo na vida exige de nós um combinado de paciência, investimento e força de vontade. Quem escreve uma lista megalomaníaca de fim de ano corre o sério risco de ser acometido por uma frustração equivalente à megalomania.

Neste fim de ano, eu comemoro todas as minhas pequenas vitórias, que, em seu somar, se tornam grandes. Comemoro as vezes que pude estar ao lado da minha família (meu pai – seu Luiz -, minha mãe – Emília -, meu irmão – Nando -, que vivem em Salvador); a força e alegria de recomeçar a vida ao lado do Erik, meu amor, companheiro de vida, meu abraço no fim do dia, meus olhos castanhos no amanhecer, com quem pretendo dividir todos os dias de minha vida; a família que ganhei nesta união (Dona Lourdes, seu Ivaldo, Teka, Wilson e meus queridos sobrinhos, Vini e Guga, com quem volto a ser criança sempre); os velhos e os novos amigos; as viagens que fiz; as paisagens que tive a alegria de ver com meus olhos; as histórias que ouvi e que pude contar novamente; as canções que ouvi, os livros que li, os filmes que me tocaram.

Comemoro todas as pequenas-grandes vitórias do meu dia a dia. Vi o Jeguiando crescer e ser uma ponte para que outras pessoas vivam suas próprias experiências e depois voltem para me contar o que viveram; Jegueton trazer riso e alegria a muitos e a nossa trupe ser sempre recebida com carinho. Comemoro meu trabalho como blogueira e como revisora, que me dá sempre a oportunidade de aprender com o outro e que me ajuda a estar conectada com outras realidades. Comemoro os dias felizes e os tristes também, porque eles nos dão a real dimensão de como muitas vezes não prestamos atenção às pequenas alegrias. A canção Logun Edé, do André Abujmara, inclusive fala muito disso…  É preciso “entender a dor, porque ela serve pra gente ser feliz depois”.

2010 está indo embora. Não é só um ano que termina, mas uma década inteira, que passou veloz, cheia de pequenos e grandes acontecimentos, na perspectiva macro e micro. Vivi muita coisa nestes 10 anos, mas, sem dúvidas, 2010 foi aquele condensado vertiginoso de grandes e profundas mudanças com que tive que lidar, às vezes com mais coragem e em outros momentos com fragilidade. O ser humano não precisa se cobrar perfeito, forte, resoluto todos os dias do ano, nem fazer listas de objetivos engessadas para se frustrar quando não cumpre metade do que promete a si mesmo. O ser humano precisa apenas viver de forma consciente e não automática, letárgica. Consciente no que diz respeito a não viver a vida no automático, deixando cada dia cumprir seu andar para a frente. Tudo que eu quero é viver mais um ano ao lado dos que amo, com minhas vitórias e meus tropeços, com meu riso e meu choro, com os pés no chão, mas com sonhos sempre. Preciso viver mais um ano com o corpo solto para pular ondas ou obstáculos. O importante, realmente, é querer viver!

Feliz Ano Novo a todos! Feliz 2011 para todos nós!

Beijos da trupe do Jeguiando,

Jana, Erik e Jegueton.

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

5 Comentários

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Erik PZado Araujo. Erik PZado Araujo said: RT @jana_calaca: Hj, no Jeguiando, Adeus ano velho, feliz ano novo… de pequenas e grandes alegrias para todos! http://bit.ly/dEEJ1g […]

  2. Carolmay disse:

    Equipe Jeguiando,
    Desejo muitas viagens, risos e sonhos para 2011. E depois compartilhem conosco aqui no blog!
    Bjos,
    Carolmay.

  3. Rafaela disse:

    Janaina e Erik, desejo um ano maravilhoso, com muita paz, saúde, amor, sucesso e bençãos! Amo o blog, a maneira perfeita e agradável como escrevem, as fotos, as dicas, enfim, tudo! foi me inspirando em vocês que criei meu blog de viagens, ainda bebê, e que pretendo incrementar durante 2011! E óbvio, nesse ano vou acompanhá-los todo santo dia! Beijos!

    • Rafa,

      agradeço muito o carinho! O Jeguiando é um blog tocado com muito amor. Amor à vida, à oportunidade de poder ampliar os nossos horizontes em cada viagem e principalmente amor à família que hoje formamos e que põe o pé na estrada juntos.

      Rafa, sorte no seu blog. Cuide dele com carinho, dedique-se. É o seu espaço, é a sua varanda, é onde você contará suas histórias. 😉

      Beijos, minha querida.

      Jana.


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares