No post anterior, falamos sobre alguns locais de visitação estando o viajante em Puerto Madero e um destes locais, sem dúvidas, é o Museu Fragata Presidente Sarmiento. Estávamos caminhando pelo porto, quando nos deparamos com esta fragata e descobrimos que se tratava de um museu e que estava, por sorte nossa, aberto à visitação naquele dia. Gosto dessas descobertas acidentais, principalmente pelo fato de que o foco do Jeguiando é o de sempre recorrer pouco aos roteiros pré-fabricados e, quando houver disponibilidade de tempo, contar com a sensação boa da descoberta.

100_6502

Museu Fragata A.R.A Presidente Sarmiento. Imagem: Fábio Brito.

A fragata foi construída na Inglaterra para funcionar como escola naval em 1897 e, depois de 39 viagens, está hoje aportada ao dique III de Puerto Madero, na cidade de Buenos Aires. A embarcação soma em sua história várias viagens internacionais, até aos poucos reduzir sua atividade aos rios da Plata, Paraná e Uruguai. Em 1964, por fim, a fragata abandona as navegações e é aportada para se transformar em museu, condição em que se encontra até hoje.

100_6540

Vista interna da Fragata. Imagem: Janaína Calaça.

Vamos agora contar um pouco sobre como foi nossa experiência no museu. Devido à grande circulação de turistas em Puerto Madero, acredito que o fluxo de visitantes na fragata também não é pequeno, até porque o valor cobrado para a visitação não é alto. Quando visitamos o Museu, pagamos apenas $ 2 (2 pesos argentinos) para ter acesso às dependências da embarcação. Imagine a quantidade de pessoas que posam para fotos na proa do navio, naquela clássica posição imortalizada por Leonardo di Caprio e Kate Winslet em Titanic. Tisc Tisc. Gente… Uma dica… Para evitar vergolha alheia, vamos ser menos previsíveis!!!! Isso é coisa de turista farofa! Mais classe, meu povo, mais classe!

100_6510

Jegueton montado em um canhão. Sai daí, menino!!!! Imagem: Fábio Brito.

Aproveitando os parênteses abertos em relação às fotografias, lembro que na fragata estas são completamente livres. Ao contrário de alguns museus, que, devido à conservação das peças expostas, veta a utilização de câmera fotográfica, na embarcação tirar fotos está liberado! Sinta-se então à vontade para guardar sua lembrança da visita, mas não fique tão à vontade assim, senão vira atentado ao pudor.

100_6527

Museu Fragata A.R.A Presidente Sarmiento. Imagem: Janaína Calaça.

Visitamos, Fábio, Jegueton e eu, cada pedacinho da fragata, tendo cuidado nas subidas e descidas e para não tropeçar em nenhuma corda ou coisa assim. Para pessoas desastradas como eu, todo cuidado ainda é pouco! Mas continuando a falar sobre a fragata, as cabines ficam fechadas, mas através das janelinhas dá para olhar por dentro as camas, escrivaninhas, quadros, etc. Visitamos o espaço onde as refeições eram feitas, em mesas grandes e lustrosas de madeira. Uma outra metade da embarcação reúne peças do século XIX e início do século XX e até o cão empalhado do comandante do navio ganhou lugar entre as peças expostas (se bem que já achei isso um pouco esquisito e funesto).

100_6552

Equipamento de mergulho? E pra subir depois?!!! Imagem: Janaína Calaça.

Enfim, caros jeguiantes, este é um passeio bom e barato para ser feito em visita a Puerto Madero. Reiterando apenas a informação que pode estar perdida no início do post, a fragata está aportada no Dique III. É só entrar, pagar dois pesos e visitar o museu. Bom passeio!

Quer saber um pouco mais sobre o Museu, pesquise um pouco mais na Wikipedia sobre o assunto e chegue lá conhecendo tudo sobre a embarcação.

Observações importantes: Por ser uma viagem internacional, é aconselhável fazer um seguro de viagem. Viajou para longe de casa, não deixe de fazer um seguro!


Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
2
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

4 Comentários

  1. Paz e bem!

    Vocês não corriam perigo
    de tropeçar numa corda;
    pois num navio corda
    só a do sino.

  2. Dylan disse:

    Excelente apontamento.

  3. […] Post sobre Museu Fragata Presidente Sarmiento, publicado no Jeguiando e o post plagiado pelo […]

  4. […] que ainda não foi saciado, inclusive). Paramos no Resto Bar De La Fragata, que fica em frente à Fragata Sarmiento, num local bem agradável no porto. Lá comemos as famosas empanadas de queijo e presunto e de […]


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares