Artes do Imaginário Brasileiro. Foto: Jeguiando.

Artes do Imaginário Brasileiro. Imagem: Fábio Brito.

Em nossa rápida passagem pelo Centro Histórico de Olinda, tivemos a oportunidade de conhecer uma loja muito interessante, dedicada à arte em geral. A loja fica situada no Alto da Sé e chama-se Artes do Imaginário Brasileiro ou simplesmente Imaginário Brasileiro.

Fachada da loja Artes do Imaginário Brasileiro. Foto: Jeguiando
Fachada da loja Artes do Imaginário Brasileiro. Imagem: Janaína Calaça.

Como citei no post anterior sobre Olinda, o Centro Histórico é caracterizado pela presença maçica de barraquinhas dedicadas ao artesanato local. Além das barraquinhas, existem também algumas lojas dedicadas ao mesmo tema, mas sem dúvida a Imaginário merece uma atenção especial, não somente pela variedade de peças, mas também pela própria composição do lugar.

Obra de Genézio Gomes. Foto: Jeguiando.
Obra de Genézio Gomes. Imagem: Janaína Calaça.

A loja foi estruturada em um casarão antigo e é pontuada por detalhes interessantes, como máscaras carnavalescas em sua fachada até uma escultura do artista Genézio Gomes, situada no alto do casarão. As esculturas do artista, inclusive, ainda podem ser encontradas ao longo da edificação. Já na entrada há uma Eva de seios e nádegas fartas, simbolizando a fertilidade. O trabalho de Genézio é caracterizado justamente pela opulência das mulheres que retrata. Mulheres corpulentas, lindas mulheres, gordinhas, de encher olhos e mãos.

Obra de Genézio Gomes. Foto: Jeguiando
Jegue-Tón de olho na maçã da Eva de Genézio Gomes. Imagem: Janaína Calaça.

Um dos pontos mais interessantes da loja é justamente o fato da mesma extrapolar o conceito de loja. Não é apenas um local onde produtos são comercializados. O espaço pode ser configurado como um centro cultural, onde peças e quadros de artistas diversos são expostos para apreciação pública, sem que nada seja cobrado por isso. O visitante não se sente obrigado a adquirir um produto para ter direito à apreciação das obras. O mais importante, sem dúvida, é estimular os passantes a apreciar e valorizar a arte em suas diversas expressões.

A Eva de Genézio Gomes. Foto: Jeguiando
A Eva de Genézio Gomes. Imagem: Janaína Calaça.

O casarão, onde funciona a loja, possui vários ambientes, divididos de acordo com os produtos em exposição, que variam de artesanato, utensílios domésticos customizados, peças de vestuário, rendas, bordados, brinquedos, etc. A variedade é grande e cada espaço do casarão é uma explosão de cores vivas e de peças interessantes.

Artesanato. Foto: Jeguiando
Artesanato. Imagem: Fábio Brito.

Em resumo, a loja Artes do Imaginário Brasileiro deixou de ser apenas um espaço para comercialização de peças e acabou se tornando, devido à sua proposta diferente, um dos pontos turísticos do Centro Histórico de Olinda, que merece atenção e visitas.

Marionetes. Foto: Jeguiando
Marionetes. Imagem: Fábio Brito.

Quem desejar maiores detalhes, acesse o site da loja e conheça um pouco mais deste espaço interessante, situado no município de Olinda, no estado de Pernambuco.

Artesanato. Foto: Jeguiando
Artesanato. Imagem: Fábio Brito.

Localização: Rua Bispo Coutinho, 814 – Carmo – Olinda/PE – Brasil.

Tel: (81) 3439-4514.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
11
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

3 Comentários

  1. Ricardo Alves Nascimento disse:

    Olá: muito bonito estes trabalhos de artes, eu também faço artes, pinturas em: cerâmicas,telas,gesso,papel,madeiras e esculturas de barros e outros tipos de artesanatos.Meu nome é Ricardo Nascimento. Gostaria de vender para lojistas de Olinda. Agradeço a todos, muito obrigado. Atenciosamente: Ricardo Nascimento.Contato: (82)3266-1491 ou 3266-1662 e (99265325). Um abraço e Obrigado! abraços.

  2. stella disse:

    Ola! Sou de SPaulo, vi em um restaurante, numa cidade do interior de SP uma boneca de cerâmica tipo baiana, que armazena cachaça, tipo um barril, para tirar a bebida é como se ela fizesse xixi. E uma peça muito linda, bem humorada, e os empregados do restaurante informaram que o proprietário adquiriu em Olinda. Vcs podem me informar qual artesão que faz e o contato? Fico no aguardo e agradeço a atenção Stella

  3. Adalberto disse:

    Olá, sou Adalberto. Queria iniciar contato para aquisição de peças cerâmicas. Sou de Salvador. 71-8775-1908 – adalberto@pactobras.com.br


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares