GOL x TAM – parte 2


Vamos então dar continuidade a nossa série com o comparativo entre as duas maiores companhias aeréas nacionais. No primeiro post comparamos o preço e o atendimento pós-venda.

Serviços Web

O primeiro serviço que é oferecido por ambas as companhias é a compra de bilhete online, o que facilita bastante a vida de quem quer viajar. Com isso não é necessário deslocar-se a uma loja ou a uma agência de viagem, além de reduzir um pouco o custo da passagem pois a companhia vende direto a seu passageiro, sem precisar pagar comissões para agentes de viagem e outros intermediários.

Comprar através do site de qualquer uma das duas não chega a ser uma tarefa difícil, porém no caso da TAM pode requerer um pouco de paciência, pois as quedas, erros  e lentidão no sistema de vendas deles costumam ocorrer com frequência. Isso não quer dizer que a GOL está imune a esse tipo de coisa, porém acontece menos que na TAM, apresentando problemas principalmente em épocas de promoção.

Além do serviço de compra online, ambas as companhias também oferecem o serviço de check-in online. Tanto a GOL quanto a TAM se prepararam para oferecer essa facilidade adicional para o passageiro.

O da GOL, infelizmente, só funciona corretamente no Internet Explorer e usuários de outros navegadores podem acabar se frustrando ao tentar chegar ao final do processo de check-in. Já o da TAM funciona corretamente tanto com o IE quanto com o Firefox.

Ao final do processo de check-in, o passageiro pode optar por imprimir o cartão de embarque no aeroporto, nos totens de auto-atendimento, ou em sua própria impressora. Caso escolha imprimir em casa, a GOL recebe mais um ponto negativo. São necessárias 2 folhas de papel para imprimir cada bilhete da companhia. Já na TAM cabe tudo perfeitamente em uma única folha.

Veredito:

  • GOL: [rating:3]
  • TAM: [rating:4]

Apesar do sistema de vendas da GOL funcionar melhor, os problemas com o serviço de check-in pesaram bastante, principalmente por não funcionar corretamente em outros navegadores além do Internet Explorer. A TAM venceu pois conseguiu fazer uma coisa que facilita a vida do viajante, principalmente dos que viajam sem bagagem que não precisam chegar com a manjada antecedência de pelos menos 1 hora no aeroporto.

Atendimento pré-vôo

Como nem sempre é possível realizar o check-in online, as companhias ainda dispõe do bom(?) e velho check-in offline, ou seja: a tradicional espera em uma fila para ser atendido no balcão, o que faz com que o passageiro precise chegar com pelo menos 1 hora (aconselho ao menos 2 para evitar problemas) de antecedência no aeroporto.

Se der sorte de pegar um dia tranquilo, tudo bem, as duas empresas são mais do mesmo. Faz o check-in, vai pro portão de embarque e pronto. Mas caso pegue um dia um pouco mais complicado a coisa muda um pouco de figura.

Quando isso acontece a GOL pelo menos tenta atender o passageiro de forma a agilizar as coisas, o que nem sempre é possível. Porém eles costumam fornecer infomações um pouco melhores que a da TAM, que tem o hábito de tentar esconder a sujeira para baixo do tapete quando as coisas não estão bem.

A TAM costuma negar atrasos nos vôos, overbooking e coisas do tipo e seu pessoal deveria ser melhor treinado para pelo menos ser sincero com seus clientes, a quem a companhia deve alguma satisfação.

Veredito:

  • GOL: [rating:4]
  • TAM: [rating:1.5]

Dessa vez a GOL dá uma lavada em cima da TAM, que precisa avaliar melhor como trata seus passageiros. Um pouco de respeito e de simpatia não fazem custam muito e fazem uma tremenda diferença.

No terceiro, e último, post dessa série trataremos do vôo propriamente dito, avaliando o atendimento de bordo e o conforto dos aviões. Até lá.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

Compartilhe...
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

2 Comentários

  1. Bianca Barros disse:

    Bom dia!
    Por indicação no blog “Aquela Passagem” do Rodrigo, vim ler o comparativo de vocês.
    Acho muito válida esta comparação. Concordo com vários pontos e discordo de alguns, é claro, como tudo na vida.
    Gostaria apenas de deixar um comentário relativo a minha profissão. Sou turismólga (ok, ok, sei que quase ninguém sabe o que é isso! rsrs), ou seja, formada em Turismo e tenho minha agência de viagens há 8 anos. Como o intuito de vocês é passar as vantagens e desvantagem em relação às cias e meios de comprar, cancelar, alterar passagens, acho muito válido explicar que apesar de terem que pagar a atual taxa de 10% para utilizar os serviços da agência, há vantagens, principalmente para quem não tem tempo disponível, que valem esta taxa.
    Ao precisarem remarcar, cancelar ou ter informações sobre a passagem que você comprou através da agência, cabe a nós esse serviço, não precisando ir a loja/aeroporto e nem ficar horas ouvindo as musiquinhas do call center. E não é preciso vir a agencia. Quem tem uma agência de viagens de costume, praticamente não vai a agência. Tudo é resolvido por telefone, não só pelo telefone convencional da loja, como pelo nosso plantão 24h no celular.
    Muitas vezes ao se deslocar ou ligar para o call center, o gasto pode ser maior que os 10% da taxa.
    Sem querer “puxar sardinha” para o meu lado (rsrs), acredito que nosso serviço é muito válido!
    Um grande abraço e parabéns pelo blog!!
    Bianca Barros

  2. Fernando Gonçalves disse:

    Você foi extremamente simpático ao falar dos serviços web da TAM. O site é irritantemente lento, o que é inadmissível para quem se orgulha de ser a maior companhia aérea do hemisfério sul. Não poder remarcar ou cancelar vôos através da internet também é horrível.


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares