Mercado Municipal ou Mercadão – São Paulo


O Mercado Municipal de São Paulo, ou Mercadão (como ficou conhecido), é um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo e, certamente, merece fazer parte do roteiro de quem viaja para a cidade e dos amantes de gastronomia. Visitá-lo é sempre uma experiência sensorial, no sentido mais amplo da palavra. Cores, cheiros, formas, tudo se mistura. Para muitos, o local é apenas um espaço voltado para as compras do dia a dia dos habitantes e para os restaurantes da cidade. Para outros, o mercadão é uma oportunidade de provar sabores novos, muitos vindos de diferentes partes do mundo. Próximo à conhecida Rua 25 de Março e ao Parque Dom Pedro, a sugestão que deixo é montar um roteirinho pelo centro, partindo da Liberdade, passando pela , pela Rua 25 de Março e, por fim, terminando nele.

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça
  • Como chegar ao Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão de metrô?

Tendo como referencial a Estação Sé, pegue a linha azul sentido Tucuruvi  e desça na Estação São Bento. Procure a saída da Ladeira Porto Geral e é só descer. Atravesse a Rua 25 de Março, siga pela rua Calh. Basílio Jafet até a esquina com a Barão de Duprat. Depois vire à direita na Comendador Assad Abdala. Siga por ela uns 100 metros e pronto, lá estará o Mercadão.

  • Estacionamento no Mercado Municipal de São Paulo ou Mercadão:

Se você for ao Mercadão de carro, o local conta com estacionamento próprio. O grande problema é que, quase sempre, ele está lotado. Há vários estacionamentos nos arredores, que cobram de acordo com a proximidade do mercado. Quanto mais próximo, mais caro.

Mercado Municipal de São Paulo - o Mercadão. São Paulo, SP. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de São Paulo - o Mercadão. São Paulo, SP. Imagem: Janaína Calaça

  • O que você encontrará no Mercadão de São Paulo?

O Mercadão é dividido em duas partes: o vão térreo, onde se localizam as barracas ou boxes e onde são vendidos produtos como: frutas – que se destacam nas barraquinhas pelo colorido e pelo aroma e há a opção de comprá-las como sobremesa em cortes especiais ou em potinhos como salada de frutas -, queijos, azeites, vinhos, chocolates, especiarias de todos os tipos, doces, massas, peixes frescos, mariscos e carnes em variedade, e o mezanino, onde ficam localizados os restaurantes.

Um dos vitrais do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Um dos vitrais do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Frutas frescas, de várias partes do Brasil, enfeitam as bancas surtidas do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Frutas frescas, de várias partes do Brasil, enfeitam as bancas surtidas do Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

  • Gastronomia: O que comer no Mercadão de São Paulo?

Alinhada à identidade multicultural de São Paulo, o Mercadão não só traz ingredientes e produtos de várias partes do mundo, como restaurantes dedicados à gastronomia brasileira, italiana e japonesa principalmente (as duas colônias mais presentes na cidade). No mezanino, é onde se concentram os restaurantes do Mercadão. No térreo, ficam as lanchonetes. Não deixe de provar dois ícones da capital paulista: o Sanduíche de Mortadela e o Pastel de Bacalhau, recheadíssimos e saborosos. De lembrança, passe no bar cujo tema é o Adoniran Barbosa, o pai do samba paulista para uma foto.

No mezanino, o visitante encontrará vários restaurantes para almoçar no Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

No mezanino, o visitante encontrará vários restaurantes para almoçar no Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Pastéis, ícones de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Pastéis, ícones de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

  • Dicas sobre o Mercado Municipal de São Paulo?

A variedade dos produtos é grande e vale a pena ir com tempo, para poder circular com tranquilidade pelos stands e encontrar os melhores preços. Por contar com uma variedade grande de produtos, há também uma variedade grande de preços e não custa nada pesquisar para economizar. De preferência, leve uma mochila e uma sacolinha térmica para os congelados ou produtos frescos, assim você poderá transportar melhor seus produtos na volta.

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

Mercado Municipal de São Paulo. Imagem: Janaína Calaça

O local conta com sanitários, localizados na parte inferior e no mezanino, escadas rolantes, elevador para deficientes físicos e um espaço com mesas e cadeiras para quem não queira ir aos restaurantes, mas que queira saborear seu pastel, seu sanduíche ou suas frutas tranquilamente.

Siga a trupe do Jeguiando no Twitter!

Conheça nossa Fanpage!

 

Compartilhe...
62
Shares
    *Aviso: Todo o conteúdo do Jeguiando.com está protegido pela LEI DO DIREITO AUTORAL, Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Portanto é proibida qualquer reprodução ou divulgação das imagens, com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na WEB, sem prévia consulta e aprovação.     **Comentários ofensivos serão deletados.  

16 Comentários

  1. Lika disse:

    Oie

    O local favorito de Jana em SP city. :***

    • REGINALDO disse:

      O MERCADÃO É DOS LOCAIS MAIS BELOS DE SAMPA. POREM O ESTACIONAMENTO DEVERIA SAIR DO PAPEL. OS BANHEIROS MAIS CUIDADOS. E O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESTENDIDO, PRINCIPALMENTE NA SEXTA, ONDE DEVERIAM OFERECER UM “HAPPY HOUR” COM MUSICA DE QUALIDADE, CERVEJA E CHOPP GELADÍSSIMOS PARA OS VISITANTES, CIDADÃOS DO MUNDO!!!

      • francisco disse:

        ola pessoal vcs poderia me responder se no mercadão tem frutas legumes salada no atacado

        • Erik PZado disse:

          Oi Francisco, tudo bom?
          Na verdade vimos que muitos dos stands atuam também no atacado. Vale uma visita também às ruas no entorno do mercado, onde temos certeza que achará fornecedores com um custo mais interessante.

          Abs, Erik

  2. Eliani disse:

    Seria muito importante que fosse colocado no site o horário de funcionamento do mercado.
    Obrigada

  3. Everaldo disse:

    Prezados,eu sou daqueles que adora sair para comer e como não podia estar em lugar melhor, moro em São Paulo. Hj, hora do almoço fui com um amigo no Mercadão da rua Cantareira, comer o famoso pastel de bacalhau. Tudo lotado acabei ficando na lanchonete Tigrão mesmo, no piso térreo. O pastel é bom, mas o resto….é caro, o serviço é um lixo, o balcão é sujo a menina que atende é uma “ANTA” e grossa, para dizer pouco, quando reclamei a demora, ou da pimenta nada aver para comer com pastel me tratou com grossura. Enfim, acho que esse pessoal deveria ter mais cuidado com o CLIENTE, afinal estão cobrando 9 reais em um pastel em um país que 110 MI de brasileiros são classe C,D e E. “Relativismos” a parte posso chamar isso de caro sim e se é caro pelo menos deveria ter um serviço a altura. Everaldo(cliente perdido hoje na hora do almoço)

  4. Charles Plácido de Oliveira disse:

    quero trabalhar nio mercadão como vendedor, comprador peço uma oportunidade.
    sou tecnólogo em gestão financeira e quero trabalhar no setor comercial.

  5. Jason Nicolas De Freitas disse:

    adorei o mercadão de sp sou de Limeira essa é a min ha segunda visita em São Paulo adorei continuem sempre assim

  6. Sonny disse:

    Caro Everaldo. Se está insatisfeito com SP ou qualquer coisa do tipo, crie uma cidade, já que seu mundinho atual não é perfeito ou melhor, viaje pra fora, vc só será um a menos no estado que tem mais de 41 milhões de pessoas. Eu defendo meu estado e minha cidade [SP]. E quem está insatisfeito é um direito da pessoa, mas que respeite pois também a muita gente que tem muito orgulho de ser daqui [SP]. 😉

  7. […] estando na 25 de Março, aproveite para conhecer o Mercado Municipal de São Paulo – o Mercadão, como é conhecido. Atravesse a rua 25 de Março, e siga pela rua Calh. […]

  8. Realmente o mercadão é uma maravilha! ADORO!

  9. Monica e Renato Pereira disse:

    Apesar de paulista,muito pouco conheco de Sao Paulo,morei em Fortaleza muitos anos e depois Estados Unidos.Realmente o turismo sempre foi pessimo em Sao Paulo.Atendimento,falta de hospitalidade dos habitantes,por isso desisti de conhece-la melhor.Agora vou com meu esposo,que criou-se ai,espero aproveitar melhor.E ser bem recebida desta vez.

  10. preciso fone mercadão para levar frutas amazonas

  11. Duraes disse:

    Só esta faltando o horário de Funcionamento , abre aos Domingos!?

  12. Eliane disse:

    Sou de São Paulo, moro na cidade e só fui no Mercado Municipal uma vez, já faz muito tempo !! A matéria me deu vontade de ir lá de novo, realmente a variedade de comidas lá é impressionante. Minha dica são os pastéis, principalmente o de bacalhau é uma delícia. Vale a pena a visita.


 

Pesquisar

  Expedição Jeguiando Across Canada - Atravessando o Canadá nos trens da Via Rail  

Destinos visitados pelo Jeguiando

    alemanha bariloche2 Canadá patagonia_chilena3 França Alagoas_topo Bahia recife Mato_Grosso_do_Sul Minas_Gerais Rio Sao_Paulo Paraná Porto_Alegre Santa_Catarina

Posts mais Populares